A Ford anunciou seu programa global de competição para a temporada de 2024 durante uma live, considerado o mais ambicioso de sua história. Liderado pelo presidente e CEO da Ford, Jim Farley, o evento contou com a participação de membros da família Ford, pilotos e a equipe da Ford Performance.
O programa envolve mais de 40 pilotos e técnicos em diversas categorias ao redor do mundo, com destaque para o carro-chefe, o Mustang, nas versões GT4, GT3 e Dark Horse.
O Mustang estará presente em várias competições, como Nascar, Fórmula Drift, IMSA, NHRA, SRO, Mundial de Endurance (incluindo Le Mans) e Supercars na Austrália, além do Mustang Challenge.
A Ford também pretende dominar as competições off-road com modelos como Bronco, Ranger, F-150 e suas versões Raptor em eventos como Campeonato Mundial de Rali, Dakar, Baja 1000, King of Hammers, Score International e Ultra4.
A Ford planeja o retorno à Fórmula 1 em 2026, em parceria com a Red Bull, quando a categoria passará a usar combustível 100% sustentável. Além disso, a empresa desenvolverá protótipos elétricos de demonstração, como a F-150 Lightning Switchgear, uma picape off-road com pneus de 37,5 polegadas.
A estratégia da Ford vai além da busca por vitórias e inclui um novo modelo de negócio, onde as competições não são apenas uma despesa de marketing, mas um negócio sustentável.
O foco também está na integração de tecnologia das pistas para os carros de rua e vice-versa, destacando a influência das competições no desenvolvimento de produtos, como a presença de freios drift em carros de série devido à participação na Fórmula Drift.