quinta-feira, 12 dezembro , 2024
28 C
Recife

Stellantis lidera o mercado sul-americano pelo terceiro ano consecutivo

As vendas totais de automóveis e comerciais leves da Stellantis na América do Sul superaram a marca de 878 mil veículos em 2023, com uma participação de mercado de 23,5%.

Em seu terceiro ano de atuação, a Stellantis avança na liderança de vendas de automóveis e comerciais leves nos três principais mercados da América do Sul: Brasil, Argentina e Chile. A empresa, que é sucesso absoluto de vendas no setor automotivo, alcançou mais um ano de resultados a serem comemorados. Em 2023, as vendas totais da Stellantis na América do Sul superaram a marca de 878 mil veículos, respondendo por uma participação de mercado de 23,5%.

Somente em dezembro, a empresa acelerou o ritmo de vendas no Brasil e encerrou o último mês do ano com 64.422 unidades emplacadas e 27,1% de participação de mercado.

- Publicidade -

“Os resultados de 2023 comprovam que estamos fazendo as melhores escolhas ao entregar aos nossos clientes produtos e serviços cada vez mais inovadores e alinhados às suas necessidades. Em 2024 seguiremos com o nosso objetivo de continuar a fortalecer a presença de nossas marcas e ampliar a nossa liderança em todos os mercados da região”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Liderança em SUVs – A Stellantis também foi destaque no segmento de SUVs em 2023. A empresa figurou na lista dos mais vendidos dos últimos 12 meses com as marcas Jeep, Fiat e Citroën. Os modelos Jeep Compass e Renegade registraram, respectivamente, 59 mil unidades vendidas e 47 mil emplacamentos ao longo do ano. Já o Commander atingiu quase 20 mil unidades vendidas. O Fiat Pulse e Fastback ultrapassaram a marca de 45 mil e 40 mil emplacamentos, respectivamente. O SUV Compacto da Citroën, o C4 Cactus, emplacou 3.674 unidades no acumulado do ano.

Ao todo, a Stellantis superou a marca de 214 mil unidades comercializadas no segmento ao longo do ano, totalizando 35,8% da fatia do mercado de SUVs.

- Publicidade -

Brasil – No mercado brasileiro, a empresa consolidou sua liderança entre os meses de janeiro a dezembro, com mais de 686 mil unidades emplacadas e 31,4% de participação nas vendas.

Fiat garante liderança pelo terceiro ano – Em 2023, a marca alcançou 21,8% de participação com 475.443 unidades emplacadas, mais de 128 mil carros à frente da segunda colocada. Modelo mais vendido no Brasil, a picape Fiat Strada teve 120.600 unidades emplacadas e 5,5% de market share.

Ainda no top 10 de veículos mais vendidos no ano, também entraram o Mobi na sexta posição com 73.432 carros emplacados (3,4% de participação) e o Argo em oitavo lugar com 66.719 unidades (3,1% de market share).

- Publicidade -

A Fiat ainda garantiu em 2023 a liderança nas categorias de Hatches com 140.261 unidades e 22,6% de segment share, Picapes com 171.915 carros e 42,6% de participação na categoria e Vans com 26.250 veículos emplacados e 44,5% de segment share. Já em SUVs, a marca teve 86.219 unidades vendidas no ano e um importante crescimento de 43% (25.802 carros) em relação a 2022.

Em relação ao fechamento do último mês do ano, a Fiat também encerrou em primeiro lugar com 19,7% de market share e 46.808 unidades emplacadas. Dois modelos entraram no top 10: a picape Strada com 10.573 unidades emplacadas e o Mobi com 7.395 veículos comercializados. Em dezembro, a Fiat liderou em Picapes com 15.281 unidades emplacadas e 36,1% da categoria em geral, sendo que a Strada garantiu 66,7% das B-picapes e a Toro, 42% das C-picapes, ambas em primeiro lugar em seus segmentos.

Jeep® celebra liderança absoluta – Em 2023, a marca registrou mais de 127 mil unidades de veículos vendidos no Brasil, o que corresponde a 16,2% do segmento de SUVs e 5,8% do mercado geral, ocupando a sexta posição na indústria total.

O Compass, líder entre os SUVs médios pelo sétimo ano consecutivo, alcançou mais de 59 mil unidades vendidas e uma participação de mercado superior a 40%. Já o Commander, líder entre os SUVs grandes pelo segundo ano consecutivo, atingiu quase 20 mil unidades vendidas e uma participação de mercado de 23%. O Renegade obteve mais de 47 mil emplacamentos ao longo do ano.

Crescimento no varejo da Peugeot – A PEUGEOT registrou um crescimento de 150% nas vendas Varejo, ou seja, nas vendas realizadas na rede de concessionárias para Pessoa Física com a expansão da linha 208, da presença dos já tradicionais SUVs e da eletrificação da marca.

A Marca do Leão continua a crescer e segue no Top 10 das marcas com maior participação de mercado no Brasil, assim como em 2022.

Citroën encerra 2023 com desempenho sólido nas vendas – O fechamento de 2023 consolidou a força da Citroën no Brasil. O Novo C3 encerra 2023 como um dos cinco B-hatches nacionais mais vendidos do Brasil no canal de vendas Varejo com mais de 26 mil unidades comercializadas, concluindo com chave de ouro o ano em que ele conquistou diversos prêmios, incluindo o prestigiado World Urban Car of the Year e o Melhor Compra até R$ 75 mil da Quatro Rodas.

Já o Novo C4 Cactus conquistou o título de Melhor Compra da Quatro Rodas na categoria SUV Compacto, além de ter recebido novo visual, o exclusivo sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio e a inédita Edição Limitada Noir com motor THP de até 173 cv.

A solução mais inteligente para os pequenos e grandes empresários, o Jumpy também brilhou em 2023, sendo a terceira van mais vendida do Brasil. Além disso, o ë-Jumpy segue conquistando o mercado da eletromobilidade sustentável, e encerrou o último ano como a van elétrica mais vendida do país em seu segmento.

Ram conquista melhor ano da sua história no Brasil – A Ram finalizou o ano de 2023 com inúmeros motivos para comemorar. Somando os doze meses do ano, a marca atingiu aproximadamente 17 mil unidades comercializadas, o melhor ano da sua história no Brasil, um aumento de 236% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Também obteve o melhor dezembro já registrado, com impressionantes 3.107 emplacamentos. Além disso, garantiu a liderança entre as marcas premium no Brasil e a Nova Rampage se consolidou no Top 5 entre as picapes compactas e médias mais vendidas no país durante o ano.

Argentina – Na Argentina, a Stellantis continua a liderar o mercado com mais de 119 mil unidades vendidas entre os meses de janeiro a dezembro e uma participação de mercado de 28,2%, posicionando a empresa como o maior fabricante de veículos da Argentina.

Chile – No Chile, a Stellantis comercializou mais de 36 mil unidades no acumulado do ano, com 11,5% de participação de mercado.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno