O serviço Mercedes me Connect traz uma série de funcionalidades para os proprietários de automóveis da marca no Brasil, proporcionando maior conectividade e controle avançado sobre as características do veículo. Estreando com o novo Classe E, esse serviço representa a contínua digitalização dos automóveis da Mercedes-Benz, oferecendo uma experiência aprimorada aos usuários.
A Mercedes-Benz anunciou o lançamento do serviço me Connect no Brasil, marcando uma nova era de conectividade automotiva no país. Presente em 46 países e agora disponível para os proprietários de automóveis da marca no Brasil, o me Connect estabelece um novo padrão de interação digital entre os motoristas e seus veículos.
O serviço, que já está em sua segunda geração, foi introduzido na Alemanha em 2016 e oferece uma experiência aprimorada aos usuários, proporcionando maior confiabilidade e controle avançado sobre as funcionalidades conectadas do automóvel. Disponível para smartphones com sistemas Android ou Apple iOS, a plataforma me Connect funciona como uma extensão móvel do veículo, permitindo que os proprietários gerenciem diversas funcionalidades remotamente.
Dentre as 32 funcionalidades disponíveis no Brasil, destacam-se recursos como travamento remoto, diagnóstico remoto, gerenciamento de panes, chamada de emergência e geofencing. Os usuários podem monitorar o status do veículo, acessar dados importantes como quilometragem e nível de combustível, além de interagir com concessionários de forma mais eficiente.
Carlos Garcia, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, afirmou: “Com o Mercedes me Connect, a Mercedes-Benz coloca seus clientes ainda mais em foco. Estamos tornando a interação com o mundo da Mercedes-Benz cada vez mais digital, individual, transparente e personalizada.”
O novo serviço estará disponível inicialmente nas primeiras unidades do novo Classe E a partir de fevereiro, estendendo-se a outros modelos ao longo de 2024.
Algumas das principais funcionalidades incluem:
- Travamento Remoto: Permite que o veículo seja trancado e destrancado remotamente, sem a necessidade da chave física. Isso inclui uma função de senha para aumentar a segurança.
- Diagnóstico Remoto: Detecta desgaste em peças e componentes, enviando informações ao concessionário para antecipar possíveis problemas e melhorar a eficiência das manutenções.
- Gerenciamento de Panes: Em caso de pane ou acidente, o cliente pode acionar manualmente o Centro de Assistência ao Cliente Mercedes-Benz, fornecendo informações importantes sobre o veículo.
- Atualizações de Software: Permite a atualização do software “over the air”, garantindo que o sistema do veículo esteja sempre atualizado. Os clientes são notificados sobre atualizações disponíveis.
- Rastreador de Veículo: Oferece a capacidade de localizar o veículo em tempo real por meio do GPS enquanto está em movimento.
- Pontos de Interesse (POI): Permite a busca por endereços e locais de interesse nas proximidades do veículo, facilitando o planejamento de rotas.
- Notificação de Danos e Roubo: Notifica imediatamente o proprietário em caso de detecção de colisão enquanto o veículo está estacionado ou em caso de movimentação não autorizada.
- Função Manobrista: Permite que o proprietário acompanhe os movimentos do veículo quando sob os cuidados de um serviço de manobristas.
- Localizador Remoto: Ativa um sinal luminoso no aplicativo para orientar o cliente até o seu veículo, útil em estacionamentos amplos ou durante a noite.
- Dados de Trânsito em Tempo Real: Fornece informações precisas de tráfego com base em dados de veículos em movimento, permitindo aos usuários compartilhar informações em tempo real.
- Sistema de Entretenimento MBUX: Integra provedores de música online no sistema de entretenimento MBUX, proporcionando acesso à coleção de música online do cliente.
O serviço Mercedes me Connect, gratuito no primeiro ano de utilização, está disponível para download nas lojas Google e Apple.
Os usuários podem parear mais de um veículo no mesmo aplicativo, facilitando o controle de todos os modelos em sua garagem. O serviço está sendo lançado inicialmente no novo Classe E, com previsão de expansão para outros modelos ao longo de 2024.