segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

BorgWarner Brasil inova com capacitação em usinagem exclusiva para mulheres

Programa Girls & Machining visa promover a equidade de gênero e impulsionar a presença feminina no setor de usinagem da empresa em Itatiba (SP).

A BorgWarner, multinacional do setor automotivo, está apostando na equidade de gênero e na formação interna de suas colaboradoras. No Brasil, a empresa lançou o programa Girls & Machining, um curso de capacitação técnica em usinagem destinado exclusivamente às funcionárias da unidade de Itatiba (SP). Iniciado em agosto de 2022, o programa já conta com resultados promissores, destacando-se como uma iniciativa bem-sucedida na promoção da diversidade no ambiente de trabalho.

O programa, que recebeu 51 inscrições de funcionárias, disponibilizou 14 vagas para o curso, sendo selecionadas as candidatas com base em critérios como tempo de casa, performance e habilidades técnicas comprovadas por meio de uma prova. A iniciativa visa não apenas capacitar as participantes, mas também quebrar paradigmas sobre funções tradicionalmente masculinas.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A parceria estabelecida pela BorgWarner permitiu a adaptação do curso às necessidades das participantes, garantindo que a capacitação ocorresse de maneira eficiente. Com duração de dois meses, o programa inclui 125 horas de aulas teóricas e práticas, além de 40 horas de estágio dentro da fábrica. Durante o estágio, realizado no horário de trabalho, cada participante conta com o apoio de colegas que já desempenham a função na companhia.

As vagas de usinagem na BorgWarner são agora prioritariamente destinadas às participantes qualificadas pelo programa, que figuram em um ranking de colocação. À medida que novas vagas surgem, as candidatas recebem propostas de transição. Os resultados até o momento indicam uma rápida adaptação das participantes que já assumiram posições no setor de usinagem, elevando a representatividade feminina de 1,5% para 7%.

A Gerente da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo no Brasil, Melissa Mattedi, destaca: “O nosso objetivo foi criar um impacto positivo na carreira das participantes, mas conseguimos ir além. O programa contribuiu muito para a quebra de paradigma sobre funções majoritariamente masculinas, demandas reais para a equidade, compartilhamento de conhecimento e valorização do trabalho.”

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil