sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Dicas para resolver problemas comuns após a substituição dos discos de freios

Após a substituição dos discos de freios, é comum surgirem problemas como trepidação e vibração durante a condução, indicativos de irregularidades no sistema de freios.

A Textar, representada no Brasil pela Cobreq e reconhecida como uma das principais marcas de produtos de fricção para freios, compartilha dicas valiosas para resolver problemas comuns após a substituição dos discos de freios. Muitos clientes retornam às oficinas com queixas de trepidação, ruído ou vibração durante a condução, sintomas que frequentemente indicam uma variação de espessura no disco de freio.

- Publicidade -

Segundo a Textar, a variação de espessura do disco ocorre quando a espessura do disco não é uniforme ao longo de sua circunferência, afetando o desempenho da frenagem. Este problema pode ser prevenido com a execução de procedimentos adequados durante a substituição dos freios, porém, por vezes, são negligenciados devido a limitações de tempo.

Para evitar a variação de espessura do disco, é crucial garantir que as superfícies de contato e as pinças de freio estejam livres de sujeira e ferrugem. Além disso, é recomendado utilizar escovas de aço ou esmerilhadeiras de cubo/ferramentas de limpeza para remover depósitos de ferrugem do cubo, evitando danos. Após a limpeza e inspeção completa do cubo e seus componentes, instalar o novo disco de freio e verificar qualquer batimento lateral potencial com um relógio comparador são passos essenciais para garantir a eficiência dos freios.

Raulincom Silva, Coordenador da Assistência Técnica da TMD Friction/Textar, destaca a importância da atenção detalhada na instalação dos discos de freios para evitar problemas de desempenho e garantir a segurança dos ocupantes do veículo.

Essas dicas fornecidas pela Textar visam auxiliar mecânicos e proprietários de veículos a manter a eficiência dos freios após a substituição dos discos, evitando retrabalhos, custos adicionais e garantindo a segurança nas estradas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança