domingo, 21 abril , 2024
28 C
Recife

Volkswagen revela ônibus elétrico que será produzido no Brasil no segundo semestre de 2024

Modelo utilizará tecnologias compartilhadas com o e-Delivery, marcando o avanço da eletromobilidade no transporte urbano. e-Volkbus está em exposição pela primeira vez em fórum de eletromobilidade no Rio de Janeiro.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou oficialmente o início da produção de seu ônibus elétrico, o e-Volksbus, a partir do segundo semestre de 2024. O veículo, em desenvolvimento no centro mundial de engenharia da empresa em Resende (RJ), compartilha tecnologias e componentes com o e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico 100% brasileiro, visando enfrentar as condições severas de operação no país.

- Publicidade -

A confirmação do início da produção do e-Volksbus foi feita durante o fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transporte Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”. O evento, organizado pelo Detro-RJ em parceria com a Setram, acontece nos dias 12 e 13 de março no Estádio de Remo da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, afirmou: “Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção.”

- Publicidade -

O e-Volksbus, que iniciou seus testes em maio do ano passado, possui capacidade para 22 toneladas e autonomia de até 250 km. Seu sistema de carregamento é projetado para o período noturno, visando maximizar a produtividade. O modelo inclui características como frenagem regenerativa, sistema Eco-Drive Mode para otimização do consumo de energia, proteção contra inundação e sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros.

Na fase protótipo, o modelo utiliza uma arquitetura modular exclusiva para a construção de veículos elétricos, permitindo a produção de micro-ônibus de nove metros até superarticulados de 23 metros. A configuração modular agiliza a adaptação para diferentes plataformas de caminhões e ônibus da Volkswagen.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança