terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

BMW anuncia produção do seu primeiro veículo eletrificado no Brasil: X5 híbrido plug-in

Modelo, que atualmente é importado, será similar ao produzido na Europa e não terá uma versão adaptada para tecnologia flex.

A BMW anunciou hoje a produção do seu primeiro veículo eletrificado no Brasil, o X5 híbrido plug-in. A fabricação ocorrerá na fábrica da marca em Araquari (SC), marcando um passo importante na estratégia de eletrificação da montadora no país. O modelo, que atualmente é importado, será similar ao produzido na Europa e não terá uma versão adaptada para tecnologia flex.

- Publicidade -

A BMW deu um passo significativo rumo à eletrificação no Brasil ao anunciar a produção do seu primeiro veículo eletrificado no país: o X5 híbrido plug-in. Em evento realizado hoje, a marca confirmou que a fabricação ocorrerá na sua fábrica em Araquari (SC), destacando a capacidade da planta de produzir modelos a combustão, flex e híbridos plug-in no mesmo local.

O modelo X5 híbrido, similar ao produzido na Europa, não terá uma versão adaptada para tecnologia flex, conforme afirmado pela marca. O veículo europeu conta com um conjunto de motor a gasolina de 313 cv de potência e um propulsor elétrico de 197 cv, totalizando 489 cv e um torque máximo de 71,4 kgfm.

Essa configuração permite ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 250 km/h. Além disso, o X5 híbrido possui uma autonomia de 110 km no modo elétrico, conforme o ciclo europeu.

A decisão de produzir o X5 híbrido no Brasil faz parte da investida da BMW no mercado nacional em 2024, como anunciado pela CEO da marca, Maru Escobedo, em fevereiro.

- Publicidade -

A fabricação local do veículo eletrificado reforça o compromisso da montadora com a eletrificação e a sustentabilidade, além de oferecer aos consumidores brasileiros uma opção mais acessível e alinhada com as tendências globais de mobilidade.

Michael Nikolaides, Head de Production Network e Logística do BMW Group, anunciou que a planta de Araquari será pioneira na produção de modelos Premium híbridos plug-in na América do Sul. Essa iniciativa reflete o compromisso da BMW com a inovação tecnológica e a sustentabilidade, oferecendo aos consumidores uma opção de mobilidade mais eficiente e ambientalmente amigável.

A planta de Araquari, localizada em Santa Catarina, possui uma infraestrutura robusta, incluindo processos de Montagem de Carroceria, Pintura, Montagem, Qualidade e Logística, além de um Centro de Análise de Materiais que monitora os indicadores ambientais relevantes. A flexibilidade dessa planta permite a produção de diferentes tipos de veículos, desde modelos a combustão interna até híbridos plug-in e flex-fuel, conforme a demanda do mercado.

Além de expandir sua capacidade de produção, o BMW Group está investindo em sustentabilidade, com a instalação de painéis solares na planta de Araquari. Cerca de 20% da área do telhado é coberta por painéis fotovoltaicos, gerando energia equivalente a cerca de 650 unidades produzidas exclusivamente por energia solar.

Jochen Otterbach, Head de Veículos com Proteção Especial do BMW Group, destacou o compromisso da empresa com a segurança e a inovação, anunciando o lançamento dos modelos BMW X1 Protection e BMW iX1 Protection no Brasil. Esses modelos, juntamente com outros veículos blindados oferecidos pelo programa BMW Protection, formam o maior portfólio de veículos blindados homologados no mercado brasileiro.

- Publicidade -

Além da produção de veículos, os escritórios nacionais em São Paulo abrigam o departamento de engenharia global do Grupo BMW na América Latina. Esse departamento é responsável por apoiar o desenvolvimento digital global e validar testes de qualidade locais, contribuindo para o desenvolvimento de novos modelos e tecnologias para o mercado global da BMW.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança