A BMW Group está adotando um método revolucionário para a fabricação de componentes e ferramentas metálicas em seu Campus de Manufatura Aditiva em Oberschleissheim.
O sistema “live wire”, utilizado para a produção aditiva por arco de arame (WAAM), permite a criação de peças capa por capa, resultando em estruturas mais leves e rígidas em comparação com os métodos convencionais.
A utilização do processo WAAM não apenas reduz o peso das peças, mas também torna a produção mais sustentável, com menor consumo de energia e desperdício de material. O BMW Group planeja integrar componentes fabricados por WAAM em seus veículos de produção no futuro.
O Campus de Manufatura Aditiva em Oberschleissheim é o centro de testes para essa tecnologia, onde a BMW Group tem explorado o potencial do WAAM desde 2015. O processo é particularmente adequado para componentes grandes, permitindo uma produção extremamente rápida.
A empresa está otimizando os parâmetros do processo para garantir a durabilidade e a qualidade das peças diretamente da produção. Além disso, está combinando o WAAM com métodos de design generativo para maximizar a eficiência e a rigidez das peças.
Embora o WAAM possa não ser adequado para todos os tipos de componentes, o BMW Group planeja centralizar sua produção em Oberschleissheim e até mesmo integrá-la à linha de montagem, permitindo a fabricação de peças sob demanda sem a necessidade de novas ferramentas.