segunda-feira, 17 junho , 2024
28 C
Recife

Daimler Truck e Grupo Volvo querem desenvolver plataforma comum de veículos comerciais definidos por software

Parceria visa criar um sistema operacional padronizado para caminhões, acelerando a transformação digital na indústria de veículos comerciais pesados.

Em uma iniciativa para liderar a transformação digital na indústria de veículos comerciais pesados, a Daimler Truck e o Grupo Volvo anunciaram um acordo preliminar para estabelecer uma joint venture. O objetivo é desenvolver uma plataforma comum de veículos definidos por software, incluindo um sistema operacional dedicado para caminhões. Esta colaboração pretende fornecer a base técnica para futuros veículos comerciais digitais, melhorando a eficiência e a experiência do cliente.

- Publicidade -

A nova joint venture, na qual a Daimler Truck e o Grupo Volvo terão participação igualitária de 50/50, atuará como uma entidade independente. As duas empresas continuarão a competir em outras áreas de negócios, mas a parceria permitirá compartilhar custos e acelerar o desenvolvimento de tecnologias digitais críticas.

Martin Daum, CEO da Daimler Truck, afirmou: “A digitalização do veículo é tão crucial quanto a transformação para tecnologias de propulsão livres de emissões de CO₂. Com esta plataforma comum, transformaremos nossos veículos em dispositivos programáveis, permitindo desenvolver recursos digitais diferenciados de forma mais rápida e eficiente.”

Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo, destacou a importância da colaboração: “Reunir nossas forças para desenvolver uma plataforma de caminhões definida por software vai acelerar os benefícios para os clientes. Esta mudança de paradigma permitirá rápidas atualizações de produtos e agregará valor por meio de serviços e soluções digitais diferenciadas.”

A sede da joint venture será em Gotemburgo, na Suécia, integrando os recursos e ativos existentes das duas empresas. A nova entidade visa estabelecer um padrão para o sistema operacional de caminhões na indústria, oferecendo produtos a outros players e fornecendo uma plataforma comum de desenvolvedor como serviço.

- Publicidade -

Ambas as empresas continuarão a se diferenciar no mercado com suas ofertas de produtos e serviços. Elas desenvolverão seus próprios aplicativos sobre a plataforma comum para oferecer recursos digitais personalizados aos seus clientes.

O acordo preliminar ainda não é vinculativo. Espera-se que um contrato final seja assinado até o final do ano, com a transação final prevista para o primeiro trimestre de 2025, sujeita às aprovações necessárias pelas autoridades competentes.

Matérias relacionadas

Site oficial de ofertas Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente