segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Dürr entrega o robô número 18.000 para a linha de pintura da Audi, na Alemanha

Desenvolvida para a linha de acabamento para veículos elétricos da Audi, a tecnologia possibilita redução de custos operacionais e a emissão de COV (menos emissões de compostos orgânicos voláteis).

A Dürr alcançou um marco significativo ao entregar seu robô de pintura número 18.000 para a Audi, equipado com a avançada tecnologia EcoBell4 para rápida troca de cores e eficiência ambiental.

A Dürr, renomada empresa de engenharia mecânica e de plantas, celebrou a entrega do seu robô de pintura número 18.000 para a Audi, como parte de uma nova linha de acabamento para o Audi Q6 e-tron. O robô EcoRP L033i, equipado com o mais recente atomizador EcoBell4, será integrado à cabine de pintura de interiores em maio, destacando-se por sua capacidade de trocar cores em apenas quatro segundos, graças à tecnologia patenteada de quatro agulhas principais.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A tecnologia EcoBell4 permite que a Audi conecte suas cores mais utilizadas diretamente ao atomizador, reduzindo significativamente o consumo de tinta e agente de limpeza, conforme explicado por Sven Veit, Diretor de Engenharia de Fabricação Linha de Pintura na AUDI AG. Além dos benefícios operacionais, a tecnologia também contribui para a redução de emissões de compostos orgânicos voláteis (COV), fortalecendo o compromisso ambiental da fabricante automotiva.

A nova linha de revestimento inclui um total de 28 robôs da Dürr, juntamente com tecnologia de aplicação avançada. A empresa também está fornecendo uma célula de métricas de qualidade para medir a espessura da camada, estrutura e tons da tinta, além de uma estação de limpeza equipada com robôs EcoRS Clean F, que utilizam rolos de plumas para garantir a limpeza eficiente das carrocerias dos automóveis.

Para otimizar o processo de pintura, a Audi adotou o sistema de fornecimento de pintura EcoSupply P da Dürr, que permite cores ilimitadas de forma consecutiva e flexível para aplicação.

- Publicidade -

Desde a entrega de seu primeiro robô de pintura para a Nissan em 1998 até alcançar o robô de número 18.000 para a Audi, a Dürr continua a liderar com sua tecnologia de ponta. A terceira geração de robôs, introduzida em 2016, apresenta uma estrutura modular que facilita trocas rápidas de cores com mínimo desperdício de tinta e agente de limpeza.

O Dr. Lars Friedrich, chefe da divisão de Tecnologia de Aplicação da Dürr, enfatizou a importância das inovações implementadas no projeto para a Audi, destacando a eficiência do EcoBell4 e a alta qualidade de transferência na tecnologia de pintura.

Com a entrega do robô número 18.000, a Dürr reafirma seu compromisso com a excelência em engenharia e sustentabilidade, preparando-se para novos desafios e projetos inovadores na indústria automotiva.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil