O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI Eletroquímica) em Curitiba, em colaboração com Bosch, Eaton, eION e JLW Eletromax, desenvolveu um veículo elétrico protótipo utilizando tecnologias de ponta. O projeto, uma aliança industrial, visa construir e testar um sistema de propulsão inovador em uma plataforma veicular existente.
Valério Marochi, pesquisador do ISI Eletroquímica e gestor do projeto, detalhou que o desenvolvimento foi dividido em quatro blocos: construção de um pack de bateria, modificação da transmissão do veículo, programação da unidade de controle eletrônico, e integração e teste dos sistemas no veículo. O objetivo é comparar o desempenho deste protótipo com veículos elétricos de série de especificações similares.
O buggy elétrico da eION foi escolhido como base do protótipo. A Bosch forneceu a máquina elétrica e o sistema de controle, enquanto a Eaton aprimorou a transmissão. O ISI Eletroquímica desenvolveu a bateria com apoio da JLW, integrando células e BMS comerciais.
Os testes de desempenho e eficiência foram realizados no laboratório de eletromobilidade do ISI Eletroquímica, incluindo fixação do veículo a um dinamômetro de chassi e testes de rodagem padronizados para avaliar torque, potência, consumo e eficiência.
Luis Szeles, gerente de unidade de negócios Bosch em Electrical Drives da América Latina, destacou que o projeto integra componentes de última geração, focando em alta performance e sustentabilidade. O projeto não só resultou na construção do protótipo, mas também fortaleceu competências técnicas e infraestrutura dos institutos de inovação do Senai Paraná, contribuindo para soluções inovadoras no mercado nacional.