A Volvo Financial Services (VFS), em parceria com a ONG Junior Achievement (JA), está implementando o programa “Meu Dinheiro, Meu Negócio” em escolas públicas de ensino médio em Curitiba, beneficiando aproximadamente 2.000 estudantes com educação financeira prática e interativa.
A Volvo Financial Services (VFS), divisão financeira do Grupo Volvo, em colaboração com a ONG Junior Achievement (JA), está expandindo o programa “Meu Dinheiro, Meu Negócio” para cerca de 2.000 estudantes de escolas públicas de ensino médio em Curitiba. Esta iniciativa faz parte de uma parceria global destinada a fomentar a educação financeira entre jovens, capacitando-os a compreender e gerir melhor suas finanças pessoais e profissionais.
O conteúdo do programa é altamente interativo, ministrado por voluntários da VFS que, além de abordar tópicos como economia, juros, inflação, poupança e investimentos, também compartilham suas experiências no setor financeiro, proporcionando uma visão prática e realista aos estudantes.
Desde o início do projeto em 2022, mais de 200 voluntários treinados pela JA atuaram como mentores em vários países, incluindo Suécia, Brasil, França, Índia, Itália, Peru, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Ao todo, o programa já beneficiou mais de 14 mil jovens. “À medida que mudanças transformam nosso mundo, entender o básico em finanças é um pilar cada vez mais importante para o exercício da cidadania”, afirma Marcio Pedroso, presidente mundial da Volvo Financial Services.
Impacto Local e Sustentabilidade – A VFS Brasil iniciou sua participação no programa em 2023, atingindo 550 estudantes em Curitiba. Neste ano, dois encontros já foram realizados nas escolas estaduais Teotônio Vilela e Professora Edithe, impactando mais de 600 alunos. O objetivo é alcançar cerca de 2.000 estudantes até o final de 2024, com a próxima sessão programada para o colégio estadual Dom Orione.
“O voluntariado faz parte da cultura da VFS e nossos funcionários têm participado de diversas ações sociais na comunidade. Neste programa, notamos uma grande motivação interna e orgulho dos nossos colegas em participar. Somos muito gratos em contribuir para que jovens tenham acesso à educação financeira, ainda que esta seja apenas uma parte do desafio que temos rumo à independência financeira das mulheres e à construção de uma sociedade mais diversa, mais igualitária e mais sustentável para todos”, destaca Valter Viapiana, diretor comercial da Volvo Financial Services no Brasil.
Metodologia e Alcance – O programa utiliza material metodológico desenvolvido pela equipe da JA, com apostilas impressas e materiais didáticos online disponíveis gratuitamente no site jabrasil.org.br. Durante as quase cinco horas do programa, os estudantes aprendem noções básicas de educação financeira e exercitam sua capacidade analítica por meio de dinâmicas práticas.
Pedro Englert, presidente do Conselho Diretor da JA Brasil, enfatiza a importância do aprendizado no planejamento pessoal de cada estudante. “Os participantes têm a chance de conhecer mais sobre a área financeira e, ao final, desenvolvem seu próprio plano de vida, definindo prioridades e estabelecendo metas para alcançá-las”, explica.
Para mais informações, acesse jabrasil.org.br.