A Facchini, sempre à frente em novas tecnologias no setor de implementos rodoviários, apresenta o Semirreboque Furgão Frigorífico com o inovador Sistema AddVolt, equipado com Eixo 100% Elétrico. A novidade foi entregue à Reiter Log, referência em transporte e logística verde no Brasil.
O Sistema AddVolt Facchini oferece energia limpa, reduzindo drasticamente o uso de diesel e eliminando a emissão de CO2. Além disso, o sistema proporciona uma operação silenciosa, minimizando a poluição sonora e aumentando o conforto do motorista. A flexibilidade do sistema permite sua compatibilidade com qualquer aparelho de refrigeração, seja elétrico ou híbrido.
“Nosso cliente Reiter Log confiou mais uma vez em nossa marca e em nosso produto para aplicar esta nova tecnologia em suas operações. É uma grande honra poder fornecer o nosso Semirreboque Furgão Frigorífico com Eixo 100% Elétrico para este importante transportador!”, destacou a Facchini.
A Reiter Log é uma empresa líder no segmento de transporte e logística, atuando com grandes players em diversos segmentos por todo o país. “Este veículo frigorífico com eixo 100% elétrico agrega muito valor ao nosso objetivo de ampliar a logística verde. Estamos trabalhando para que 100% dos nossos veículos sejam movidos a energias alternativas, e soluções como essa possibilitam a oferta de mais uma alternativa de transporte sustentável para os nossos clientes,” afirmou o CEO da Reiter Log, Vinícius Reiter Pilz.
A tecnologia, exclusiva no Brasil, conta com um aparelho de refrigeração 100% elétrico que capta energia de uma bateria de lítio, fornecendo energia contínua ao aparelho de refrigeração através de um eixo gerador que carrega a bateria. O Sistema AddVolt com Eixo 100% Elétrico permite que o aparelho de refrigeração utilize apenas o motor elétrico, eliminando a necessidade de combustíveis fósseis como o diesel.
Benefícios Sustentáveis e Operacionais
Os benefícios dessa tecnologia são significativos em termos de sustentabilidade, com uma economia de combustível de cerca de 2,2 litros de diesel por hora e uma redução de emissões de carbono de 6 kg de CO2 por hora. A bateria é instalada em um “pack de baterias” com saída de energia para 380V / 3F / 60Hz, podendo ser carregada na rede elétrica e principalmente pelo eixo gerador enquanto o veículo está em movimento.
Outros benefícios incluem um tempo de carregamento de apenas 3 horas e um peso reduzido, de aproximadamente 350 kg. O Sistema AddVolt Facchini também possui telemetria e monitoramento inteligente, coletando dados como status da bateria, localização em tempo real (GPS), geração de energia do eixo gerador, velocidade do semirreboque e suporte remoto.
“Detalhamos também que esta tecnologia se diferencia dos eixos de tração que já são aplicados no mercado, pois gera energia de forma integral e não apenas auxilia na tração do conjunto, fomentando a utilização maior de combustível fóssil, no caso, diesel,” conclui a fabricante.