quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Fiat celebra 125 anos de história e inovação na indústria automotiva

Marca que nasceu no dia 11 de julho de 1899, em Turim, comemora trajetória de sucesso global e consolidação no mercado latino-americano.

A Fiat comemora 125 anos de existência, celebrando uma história marcada por inovação, design icônico e expansão global. Fundada em 11 de julho de 1899 em Turim, a marca italiana se consolidou como uma das maiores do setor automotivo, com uma presença significativa na América Latina.

No dia 11 de julho de 1899, no Palazzo Bricherasio em Turim, foi fundada a Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili – Torino, posteriormente conhecida como FIAT. Ao longo de 125 anos, a marca se expandiu globalmente, tornando-se um ícone da indústria automotiva. Desde o primeiro carro, o 4 HP, até os modelos atuais, a Fiat sempre se destacou por sua inovação, acessibilidade e design.

- Publicidade -

A trajetória da Fiat é marcada por modelos que fizeram história, como o S61, S76, Topolino, Nuovo 500, Uno, Tempra, Tipo, Palio, entre outros. No Brasil, a Fiat produziu mais de 18 milhões de veículos e se consolidou como líder de mercado nos últimos três anos consecutivos, contando com mais de 500 concessionárias espalhadas pelo país.

O vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul, Alexandre Aquino, destaca a importância da América Latina na história da Fiat. “Completar 125 anos é um feito que apenas uma marca com verdadeira tradição pode alcançar. A América Latina, especialmente Argentina e Brasil, desempenha um papel essencial nessa trajetória, com modelos icônicos desenvolvidos e produzidos localmente.”

A Fiat foi pioneira em vários segmentos no Brasil, introduzindo o primeiro carro brasileiro com computador de bordo (Prêmio), o primeiro com motor turbo de fábrica (Uno Turbo), e o primeiro equipado com airbags (Tipo). A marca também inovou ao permitir a compra de um automóvel pela internet (Brava).

- Publicidade -

Na década de 1990, a Fiat lançou modelos que se tornaram extremamente populares, como o Uno Mille e o Tempra. Em 1996, o lançamento do Palio, desenvolvido para mercados emergentes, foi um marco, seguido por modelos derivados como a Palio Weekend, Siena e Strada.

Nos anos 2000, a Fiat continuou a crescer, introduzindo novos modelos e tecnologias. A década de 2010 viu a marca lançar a nova geração do Uno, o SUV Freemont, e a picape Toro, que se tornou um sucesso imediato. Em 2020, a Fiat lançou a Nova Strada e o Fiat 500e, seu primeiro veículo totalmente elétrico.

Com mais de 100 anos de história na América Latina, a Fiat foi a primeira a instalar um salão de exibições e assistência técnica na Argentina. Em 1960, a marca inaugurou sua primeira fábrica em Caseros e, em 1996, iniciou a produção do Palio em Córdoba. Em 2017, o Fiat Cronos foi lançado, consolidando-se como um sucesso de vendas na região.

- Publicidade -

Uma história latino-americana – Com mais de 100 anos de história na América Latina, a Fiat desembarcou seu primeiro veículo na Argentina em 1903. Já na década de 1920, a empresa instalou seu primeiro salão de exibições em Buenos Aires e criou a primeira assistência técnica para os veículos importados da Itália.  

Com o sucesso dos modelos italianos, a empresa inaugurou sua primeira fábrica em 1960, em Caseros, província de Buenos Aires. Naquele mesmo ano, a marca iniciava a produção do Fiat 600D, considerado um dos primeiros automóveis de fabricação em larga escala na Argentina, que foi fabricado até 1982. Milhares de argentinos habitantes no país, aprenderam a dirigir em um “Fitito”, como ficou conhecido.  

A evolução foi rápida. Já em 1963 nascia a segunda fábrica da marca em solo argentino, em Ferreyra, Córdoba, para produzir conjuntos mecânicos. Enquanto em Palomar, também província de Buenos Aires, era erguida uma unidade de carrocerias e montagem. No ano seguinte, foi inaugurado o Edifício Mirafiori para ser a sede central. Ainda na década de 1960, o mercado argentino teve carros como o 1100, 1500, 1600 Multicarga e o 125 Sport. 

Durante a década de 1970, a expansão da Fiat prosseguiu com a exportação de componentes de montagem de carros no Uruguai, iniciada em 1972. Entre 1971 e 1986, o Fiat 128 marcou época na Argentina, sendo o primeiro carro com tração dianteira fabricado no país. O Veículo apresentava, ainda, motor transversal e foi produzido nas versões básica, L, Familiar, Europa e IAVA.  

Do início dos anos 1980 até 1995, a Sevel produziu e vendeu sob licença os automóveis e comerciais da Fiat, mantendo a liderança do mercado argentino. Carros como o Spazio, o Uno e o sedã Regatta tiveram grande aceitação do público.  

Em 1995, a Fiat Auto decidiu investir US$ 600 milhões na Argentina para a fabricação de carros da família Palio.  Uma nova fábrica foi construída em Córdoba, incorporando a unidade de motores e caixas de câmbio já existente. Sendo que o controle da marca, por meio da Fiat Auto Argentina S.A., foi retomado oficialmente no dia 1º de julho de 1996. Em dezembro do mesmo ano, iniciava a fabricação dos novos Palio e Siena. 

Após os anos 2000, a história da Fiat ficou marcada pelo relançamento do complexo industrial de Ferreyra em 2008; o investimento na planta e preparação para produção do novo Palio em 2012; e a modernização da fábrica de Córdoba com investimento de US$ 500 milhões para produzir um carro de qualidade mundial: o Fiat Cronos. 

Lançado em 2017, o Fiat Cronos chegou para revolucionar o mercado de sedãs, fazendo parte da ampla renovação da gama da marca. Recentemente, o modelo alcançou a marca de 400 mil unidades produzidas na planta argentina. Além de estar presente na Argentina e no Brasil, o modelo também é exportado para outros oito países na América Latina. 

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn