Durante o Goodwood Festival of Speed, a Red Bull surpreendeu ao apresentar o protótipo RB17, um hipercarro que promete revolucionar a performance automotiva. Desenvolvido sob a supervisão de Adrian Newey, renomado projetista da equipe de Fórmula 1 da Red Bull, o RB17 é considerado sua obra-prima final antes da aposentadoria.
Com impressionantes 1.200 cavalos de potência e pesando apenas 900 kg, o RB17 foi projetado para alcançar tempos de volta em circuitos como Spa e Suzuka comparáveis aos de um carro de Fórmula 1. A aerodinâmica, um dos principais focos do projeto, foi aperfeiçoada por especialistas da Royal Academy of Art, garantindo 1.700 kg de downforce a 350 km/h.
O motor é uma combinação única de um V10 aspirado que atinge 15.000 rpm e um motor elétrico montado no câmbio, resultando em 1.200 cv totais. A escolha por um V10 em vez de um V8 biturbo foi motivada pelo som icônico do motor, crucial para a experiência de condução.
Para manter o peso reduzido, o RB17 utiliza um chassi de composto de carbono e opta por uma transmissão mais leve, embora com trocas de marcha ligeiramente mais lentas. Comparado a outros hipercarros, como o Mercedes-AMG One, o RB17 se destaca por ser significativamente mais leve e potente.
Equipado com suspensão ativa, freios de carbono e pneus Michelin exclusivos, o RB17 também possui características práticas, como um pequeno porta-malas no capô e espaço para guardar macacões e capacetes dos ocupantes.
Com produção limitada a apenas 50 unidades, o RB17 será exclusivo para pistas, mas a Red Bull planeja desenvolver uma versão de rua. A produção ocorrerá na fábrica de Milton Keynes, no Reino Unido, e cada unidade deverá custar cerca de 5 milhões de libras (aproximadamente R$ 35 milhões).