Em uma colaboração inédita, Scania, Fidens e Hexagon lançam o primeiro caminhão teleoperado 8×4 do Brasil, prometendo revolucionar a mineração com aumentos significativos em produtividade e segurança.
Uma parceria histórica entre Scania, Fidens e Hexagon resultou no lançamento do primeiro caminhão teleoperado 8×4 no Brasil. O Scania G 500 8×4 XT é adaptado com a tecnologia TeleOp da Hexagon, que inclui instalação elétrica, câmeras e um cockpit remoto, e será operado pela Fidens, uma líder no setor de mineração. A Casa Scania Itaipu é a concessionária responsável pela venda e suporte técnico, cobrindo os estados de Minas Gerais e Pará.
O caminhão, com PBT técnico de 60 toneladas e motor de 500 cv, é projetado para trabalhos fora de estrada, oferecendo maior produtividade, segurança e eficiência operacional. Além de ser ideal para áreas de risco e descomissionamento de barragens, o veículo é equipado com câmeras e sensores que permitem a operação remota a quilômetros de distância, garantindo operações seguras e controladas.
Thiago Frauches, diretor comercial da Fidens, destaca a importância da nova tecnologia: “Este caminhão irá revolucionar os serviços de descomissionamento de barragens, trazendo mais produtividade e segurança na operação.” Rodrigo Couto, presidente da Hexagon América Latina, reforça o compromisso com a segurança e a eficiência: “Essa é uma verdadeira iniciativa ESG, preocupando-se com a segurança dos operários e a proteção das comunidades próximas.”
Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania, salienta o potencial do mercado de descomissionamento de barragens: “Estamos entregando uma solução perfeita para este tipo de operação.” Ivanovik Marx, gerente de Engenharia de Aplicações da Scania, complementa: “A interação da arquitetura Scania com os sistemas da Hexagon oferece uma operação segura e eficiente.”
A Casa Scania Itaipu, representada por Lucas Costa, gerente de Vendas, também mostra entusiasmo com a inovação: “Estamos prontos para atender todas as necessidades do segmento com este primeiro caminhão teleoperado 8×4.”
Mais detalhes do primeiro caminhão 8×4 teleoperado da história do Brasil – O G 500 8×4 XT Heavy Tipper não-tripulado tem suspensão dianteira com capacidade de 22t, capacidade de 38t na suspensão traseira, desenvolve torque de 2.550Nm, a caixa de câmbio é a Opticruise GRSO935R, traz eixo RBP900 e freio auxiliar hidráulico Scania Retarder de 4.100Nm.
As soluções desenvolvidas pela Scania foram na coluna de direção com volante ajustável de ângulo, nova caixa de direção elétrica com sistema de direção servo assistida para o segmento e sistema de direção teleoperado com acionamento via correia, polias e suporte do motor elétrico da Hexagon.
Além de reforço na fixação do suporte do motor elétrico da Hexagon, acabamento nas capas da coluna de direção e de proteção do sistema de condução e do motor elétrico também da Hexagon. Outras providências necessárias foram a preparação e instalação do sistema de acionamento do bloqueio do diferencial, definição do local ideal para a instalação do suporte de antenas e câmeras, e, por fim, a preparação nos sistemas de freios e elétricos.