A Stellantis NV anunciou os resultados financeiros do primeiro semestre de 2024, destacando uma queda de 14% nas receitas líquidas e de 48% no lucro líquido, mas promete uma reviravolta com o lançamento de 20 novos veículos este ano.
A Stellantis NV divulgou hoje os resultados do primeiro semestre de 2024, com € 85,0 bilhões de receitas líquidas, uma queda de 14% em relação ao ano anterior, e um lucro líquido de € 5,6 bilhões, representando uma queda de 48%. O AOI (1) de € 8,5 bilhões traduziu-se em uma margem AOI de 10%(2), enquanto o EPS diluído ajustado(5) diminuiu 35%.
Segundo o CEO Carlos Tavares, “O desempenho da empresa ficou aquém das expectativas devido a um contexto desafiador da indústria e problemas operacionais internos”. Tavares ressaltou que, embora ações corretivas estejam sendo tomadas, a empresa também está iniciando uma “blitz de produtos” com 20 novos veículos sendo lançados este ano.
Entre os destaques do desempenho financeiro, a Stellantis enfrentou menores volumes e mix de produtos, resultantes de iniciativas de redução de estoque e lacunas temporárias de produção durante uma transição de portfólio. A participação de mercado também diminuiu, especialmente na América do Norte.
No entanto, a empresa está confiante de que o impacto das lacunas de cobertura do portfólio já atingiu o pico e que as ações de gestão para melhorar o desempenho na América do Norte, Europa e Maserati criarão oportunidades significativas para o segundo semestre de 2024 e para 2025.
Liderança Comercial: A Stellantis manteve sua liderança em veículos comerciais, conquistando a primeira posição em participação de mercado no Oriente Médio e África e mantendo a liderança na Europa e América do Sul. Nos EUA, a empresa é número 1 em vendas de veículos híbridos plug-in e número 2 em vendas de LEV (Veículos de Baixas Emissões).
Tecnologias Inovadoras: A Stellantis está apostando em plataformas multienergéticas BEV STLA para modelos como os Peugeot 3008 e 5008, além do lançamento do novo Lancia Ypsilon e do Maserati Grecale Folgore. A empresa também está lançando a linha Pro One Vans da Citroën, FIAT Professional, Opel, Peugeot e Vauxhall, e comemorando os 125 anos da FIAT e da Opel.
Inovações Tecnológicas: A Stellantis está desenvolvendo veículos na plataforma STLA Large e na plataforma Smart Car, com novos lançamentos programados até 2026. A empresa também anunciou uma colaboração com a CEA para projetar células de bateria de última geração e está expandindo suas tecnologias de transmissão eletrificada (eDCT).
Além disso, a empresa está transformando a experiência de mobilidade com soluções de software e serviços conectados, incluindo o e-ROUTES, ChatGPT aprimorado, AppMarket e Connect Fleet by Free2Move.
Carlos Tavares agradeceu aos funcionários pelo trabalho em equipe e comprometimento durante este período desafiador, reforçando a importância de uma execução bem-sucedida para maximizar o potencial de longo prazo da empresa.
Correção de desempenho e possibilidade de cortar marcas deficitárias – Em uma mudança estratégica, Carlos Tavares afirmou que, se as marcas da Stellantis não gerarem lucro, elas serão fechadas. Esta declaração vem após os resultados financeiros no primeiro semestre, que causaram uma queda de até 10% nas ações da empresa.
Desde a criação da Stellantis em 2021, fruto da fusão entre a Fiat Chrysler e a PSA, Tavares defendia o futuro das 14 marcas do grupo, incluindo Maserati, Fiat, Peugeot e Jeep. No entanto, diante dos recentes desafios financeiros, a postura mudou. “Não podemos nos dar ao luxo de ter marcas que não dão dinheiro,” enfatizou Tavares aos repórteres.
A Stellantis agora também considera a Leapmotor da China como sua 15ª marca, após firmar uma ampla cooperação com o grupo. A Maserati, que reportou um prejuízo operacional ajustado de 82 milhões de euros no primeiro semestre, pode estar entre as marcas em risco. Outras marcas, como Lancia e DS, também podem ser descartadas devido à sua contribuição marginal para as vendas gerais do grupo.
As ações da Stellantis listadas em Milão caíram até 12,5% na quinta-feira, atingindo o menor nível desde agosto de 2023. A perda no ano até agora é de 22%, tornando-as as de pior desempenho entre as principais montadoras europeias.
Poucas marcas automotivas foram extintas desde que a General Motors abandonou os modelos Saturn e Pontiac durante a crise financeira global de 2008. Tavares está sob pressão para revigorar margens e vendas em declínio e cortar estoques nos EUA, enquanto a Stellantis aposta no lançamento de 20 novos modelos este ano para aumentar a lucratividade.
Os recentes resultados ruins das montadoras globais aumentaram as preocupações sobre uma perspectiva mais fraca de vendas em grandes mercados, como os EUA, ao mesmo tempo em que lidam com uma transição cara para veículos elétricos e a crescente concorrência de rivais chineses mais baratos. A Nissan Motor do Japão, por exemplo, viu seu lucro do primeiro trimestre quase completamente anulado na quinta-feira e reduziu sua previsão anual devido a grandes descontos nos EUA que destruíram suas margens.
Tavares trabalhará durante o verão com sua equipe nos EUA para melhorar o desempenho e reduzir estoques. “Consideramos que o trabalho está feito na Europa,” disse ele. “O trabalho não está feito nos EUA e agora vamos cuidar desse trabalho.”
As picapes RAM e os Jeeps de alta margem têm impulsionado os lucros da Stellantis nos EUA, mas a margem fraca da empresa levantou questões sobre a reputação de eficiência de custos da Stellantis, conforme apontado por analistas da Bernstein em uma nota ao cliente.