O BMW M5, um dos sedãs de alto desempenho mais icônicos do mundo, celebra 40 anos de história com o lançamento de sua sétima geração, que pela primeira vez traz um sistema de propulsão híbrido plug-in, elevando a potência para impressionantes 727 cv e torque de 1.000 Nm.
A história do BMW M5 começou com o M535i em 1980, que uniu a condução esportiva com o conforto de um sedã de luxo, revolucionando o mercado. Desde então, o modelo tem evoluído, incorporando inovações tecnológicas e mantendo sua essência esportiva.
Em 1984, a BMW Motorsport GmbH surpreendeu novamente com o lançamento do BMW M5 (E28S), que se tornou o sedã de quatro portas mais rápido da época, graças ao motor de 286 cv derivado do superesportivo BMW M1. Esse motor, com borboletas individuais para cada cilindro, permitia ao M5 atingir 100 km/h em apenas 6,5 segundos e uma velocidade máxima de 245 km/h.
Com a chegada do BMW Série 5 E34 em 1988, a segunda geração do M5 (E34S) trouxe um aumento de potência para 315 cv e, posteriormente, 340 cv com a atualização em 1992. Esse modelo também marcou a estreia da versão Touring, tornando-o um clássico valorizado.
Em 1998, a BMW M GmbH introduziu o M5 (E39S), que trouxe um motor V8 de cinco litros, gerando 400 cv e permitindo ao veículo atingir 250 km/h. Esse modelo continuou a tradição de alto desempenho, agora com um motor de maior cilindrada.
A quarta geração do BMW M5, lançada em 2005, elevou ainda mais o desempenho, com o motor V10 de cinco litros derivado da Fórmula 1, entregando 507 cv e uma velocidade máxima de 305 km/h. A adição da caixa de câmbio sequencial M (SMG) e o sistema Launch Control garantiram acelerações mais rápidas e precisas.
Em 2011, o BMW M5 (F10M) trouxe um motor V8 BMW M TwinPower Turbo com 560 cv, superando a geração anterior. Com a transmissão de dupla embreagem M de sete marchas, o modelo alcançava 100 km/h em 4,3 segundos e uma velocidade máxima de 315 km/h.
O novo capítulo dessa história foi escrito em 2017 com o BMW M5 (F90), que introduziu a tração integral M xDrive para melhor controle da potência de 600 cv e 750 Nm de torque. A versão Competition aumentou a potência para 625 cv, enquanto o modelo CS elevou a potência para 635 cv, atingindo 100 km/h em apenas 3 segundos.
Agora, em 2024, o BMW M5 entra na era da eletrificação com o novo sistema híbrido plug-in M HYBRID, que combina um motor a combustão de 585 cv com um motor elétrico de 197 cv, totalizando 727 cv de potência. A versão Touring, que retorna após 16 anos, também adota essa tecnologia, reforçando o compromisso da BMW com o futuro sustentável.