quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Estudantes de engenharia fazem estágio em motorsports com a Copa Truck

Nosso objetivo é aumentar a presença de mulheres trabalhando nos autódromos, não apenas como pilotos.

Maria Eduarda Nienkötter e Maria Luiza Bedin, destaques da FIA Girls on Track Brasil, se preparam para uma experiência inédita no automobilismo nacional – As catarinenses Maria Eduarda Nienkötter e Maria Luiza Bedin, campeã e vice da categoria Graduadas da FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart, irão testar carros da NASCAR Brasil Series após a etapa da Copa Truck em Interlagos, como parte do programa de diversidade Drive for Development.

Na segunda-feira seguinte à etapa da Copa Truck, que ocorrerá neste fim de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, as jovens pilotas catarinenses Maria Eduarda Nienkötter e Maria Luiza Bedin, ambas com 17 anos, terão a oportunidade única de testar carros da NASCAR Brasil Series. Este teste é fruto de um acordo entre a Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA, promotora da Seletiva de Kart, e Thiago Marques, representante da NASCAR dos Estados Unidos no Brasil.

- Publicidade -

“Eu comecei a me preparar logo após a Seletiva de Kart,” disse Maria Luiza Bedin. “Passei a fazer treinos no simulador, a estudar a pista e direcionei meu treino físico na academia para esse teste. Estou me sentindo bem segura, vou dar meu máximo e aproveitar cada momento, pois é uma experiência única.” Com uma carreira no kart desde os 11 anos, Maria Luiza mira o futuro nas categorias de turismo ou de fórmula.

Maria Eduarda, que pilota kart desde os seis anos de idade e atualmente compete na Fórmula Delta no Campeonato Paulista, também investiu intensamente em sua preparação. “Estou estudando bastante o carro por meio de vídeos e treinos no simulador. Minhas expectativas estão altas e espero ter a oportunidade de mostrar meu trabalho,” afirmou Maria Eduarda.

Este teste faz parte do programa de diversidade Drive for Development da NASCAR, que visa viabilizar a participação de mulheres no grid da NASCAR no Brasil, um feito inédito até o momento. “Esta colaboração entre Allison e Volare foi formada para apoiar diretamente os objetivos do programa Caminho da Escola,” destacou Gabriel Ruggiero, Diretor Regional de Operações para a América do Sul da Allison Transmission.

- Publicidade -

Engenheiras – Além do teste das pilotas, a Copa Truck também sediará o segundo Estágio em Motorsports no Paraná, de 28 de agosto a 1º de setembro, com oito estudantes de engenharia selecionadas do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. “Procuramos diversificar os locais dos estágios, as categorias e as áreas de atuação,” explicou Bia Figueiredo, presidente da CFA e coordenadora do FIA Girls on Track Brasil. “Nosso objetivo é aumentar a presença de mulheres trabalhando nos autódromos, não apenas como pilotos.”

  • Selecionadas para o Estágio em Motorsports na Copa Truck
    Ana Júlia Rodrigues Gouvêa – Londrina/PR
    Beatriz Soares da Silva – Palhoça/SC
    Ellen Caroline Derkascz – Ponta Grossa/PR
    Flávia Campello Koch – Curitiba
    Ingrid do Rocio Gasparin – Curitiba
    Maria Carolina Giglio Lamas Bayma Salles – Rio de Janeiro
    Milena Soriano de Santo – Maringá/PR
    Paula Gôngora do Prado Silva – Londrina/PR

“Quero agradecer às equipes da Copa Truck e ao Thiago Marques pela oportunidade do teste na NASCAR Brasil Series,” completou Bia Figueiredo. Neste fim de semana, ela acelera em Interlagos com o Mercedes-Benz #111 da ASG Motorsport, equipe liderada por Rachel Loh.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn