quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Ford E-Transit lidera mercado de comerciais leves elétricos no Brasil

Van elétrica se destaca pela eficiência e custo reduzido de operação, consolidando presença em empresas de grande porte na América do Sul.

A Ford E-Transit, que chegou ao mercado brasileiro no início do ano, já é líder no segmento de comerciais leves elétricos com PBT até 5 toneladas. Com mais de 100 unidades emplacadas até julho, a van elétrica da Ford alcançou 32% de participação na categoria, reafirmando sua liderança global no segmento.

A liderança da Ford E-Transit no mercado brasileiro de veículos comerciais elétricos não é surpreendente, considerando seu sucesso na Europa e nos Estados Unidos, onde mais de 30.000 unidades já foram vendidas. Na América do Sul, grandes empresas dos setores de alimentos e bebidas, distribuição de energia elétrica, logística e e-commerce adotaram a E-Transit em suas frotas sustentáveis. O Mercado Livre, que possui a maior frota elétrica do Brasil, é um exemplo de empresa que utiliza a E-Transit para distribuição em várias cidades do país.

- Publicidade -

De acordo com Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, a eletrificação está ganhando força entre grandes empresas e deve se expandir para médios e pequenos clientes em breve. Ele ressalta que o foco atual da Ford é conquistar grandes frotistas, que já estão percebendo as vantagens da E-Transit e da Ford Pro em suas operações.

Um dos principais atrativos da E-Transit, além de suas emissões zero, é o custo total de operação 40% menor em comparação aos veículos a combustão. A economia gerada pelo uso de energia elétrica, aliada ao trem de força com 86% menos peças de desgaste, resulta em uma manutenção mais simples e menos frequente. Isso significa também menos tempo de parada para reparos, já que não há necessidade de troca de itens como óleo, filtros e embreagem. Além disso, a conectividade fornecida de fábrica, sem custo adicional, ajuda os frotistas a planejar melhor a operação de seus veículos, evitando interrupções no serviço.

Disponível nas versões furgão e chassi, a E-Transit possui uma autonomia de 317 km no ciclo WLTP, tração traseira e tecnologias semiautônomas que aumentam a produtividade do veículo. A versão furgão tem PBT de 3,5 toneladas, permitindo condução com CNH B, e oferece modelos com capacidade de carga variando de 9,5 m³ a 15 m³. Já a versão chassi oferece PBT de 3,5 ou 4,2 toneladas, com capacidade para transportar até 21 m³ ou 2.100 kg.

- Publicidade -

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da Ford, diferencia-se pelo atendimento personalizado aos clientes, oferecendo entrega técnica e treinamento especializado para gestores de frota e motoristas. No caso da E-Transit, o treinamento prático e teórico maximiza a produtividade do veículo, aproveitando suas tecnologias, como sistema de regeneração de energia, câmera 360 graus e alerta de tráfego cruzado com detecção de pedestres. Mais de 120 profissionais já foram treinados para operar a E-Transit, com destaque para a crescente presença de mulheres entre os motoristas, representando mais de 10% das E-Transit em operação.

“A maior autonomia já registrada por uma E-Transit foi alcançada por uma mulher, demonstrando que a ergonomia da cabine e a facilidade de direção são fatores importantes nessa tendência”, comenta Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto de Veículos Comerciais da Ford.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn