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Lat.Bus 2024 impulsiona vendas com mais de 1.300 ônibus encomendados em três dias

Evento movimenta o setor de transporte rodoviário com pedidos que correspondem a quase um mês de produção nacional; expectativa de crescimento na fabricação de ônibus para o ano de 2024. Confira cobertura do Mecânica Online®.

A Lat.Bus 2024, maior evento voltado para o transporte rodoviário de passageiros da América Latina, gerou a venda de mais de 1.300 ônibus em apenas três dias. Esse volume impressionante equivale a quase um mês de produção nacional, segundo dados parciais de expositores presentes na feira. As entregas dos veículos estão previstas para até o final do ano.

O mercado brasileiro de ônibus mostrou um forte desempenho no início do segundo semestre de 2024, impulsionado pela Lat.Bus. A feira, realizada em agosto, atraiu grandes fabricantes e resultou em pedidos significativos, reforçando o aquecimento do setor.

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A Marcopolo liderou as vendas com 472 unidades comercializadas, divididas entre 194 rodoviários e 278 micros. A IVECO seguiu com 350 veículos, enquanto a Mascarello vendeu 263 unidades, a Irizar contabilizou 120 veículos, e a Comil fechou com 190 unidades.

Esse movimento no mercado se reflete nos dados gerais de produção. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), nos primeiros sete meses de 2024, a produção nacional de ônibus atingiu 12.872 unidades, representando um crescimento de 9,6% em comparação ao mesmo período de 2023. Do total, 11.404 veículos foram destinados ao mercado interno, um aumento de 10,3% em relação ao ano anterior.

O presidente da Fabus, Ruben Bisi, projeta que o setor deve fechar 2024 com 22 mil unidades produzidas, representando um crescimento entre 10 e 15% em relação a 2023, quando foram fabricados 19.612 veículos. Bisi destaca que, apesar do aquecimento do mercado, o segmento de ônibus escolares ainda está abaixo das expectativas. O programa Caminho da Escola, que previa a compra de 7.000 unidades em 2024, registrou até agora a licitação de apenas 1.500 veículos, com mais 1.500 previstos para fevereiro de 2025.

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A Lat.Bus 2024 movimentou mais de R$ 4,5 bilhões em apenas três dias de evento, superando expectativas com a venda de mais de 3,6 mil ônibus, entre chassis e carrocerias. O evento, realizado no São Paulo Expo, atraiu cerca de 22 mil visitantes, incluindo 500 empresários estrangeiros, consolidando-se como a principal feira do setor na América Latina.

A Lat.Bus 2024, realizada entre 6 e 8 de agosto, destacou-se não apenas pelo volume de negócios gerados, mas também pela diversidade de inovações apresentadas no setor de mobilidade e transporte coletivo. Mais de 150 marcas participaram do evento, exibindo as últimas tendências e lançamentos, o que resultou em uma circulação de cerca de 22 mil pessoas pelo São Paulo Expo, entre visitantes, profissionais do setor e empresas participantes.

Entre os destaques, a Iveco Bus formalizou cerca de 350 pedidos para seus modelos Daily Minibus e chassis, reforçando parcerias estratégicas na América Latina. A empresa também apresentou tecnologias sustentáveis, como os conceitos elétricos 17-E BEV e eDaily Minibus, além do BUS 17-210 G, movido a gás natural e biometano. Essas tecnologias representam um avanço significativo no compromisso com a redução de emissões e a eficiência energética no transporte de passageiros.

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A Marcopolo, que comemorou seus 75 anos na feira, superou as expectativas ao vender 472 unidades e iniciar negociações para mais mil ônibus. A empresa apresentou o primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil, o Attack 9 Híbrido – Elétrico-Etanol, que combina um motor elétrico com outro movido a etanol, reduzindo ainda mais as emissões e aumentando a sustentabilidade do transporte.

Outras empresas também tiveram desempenho notável. A Mascarello comercializou 263 carrocerias, enquanto a Irizar registrou propostas para até 120 unidades do modelo i6S Efficient. A Comil Ônibus utilizou o evento para reforçar relacionamentos e apresentar novos modelos, como o Invictus HD e o Invictus DD, projetados para oferecer maior conforto, segurança e eficiência.

O Grupo Caio destacou-se com a venda de 719 ônibus, impulsionada pelos modelos Apache VIP e Millennium. O eMillennium, um ônibus elétrico, também teve bom desempenho, refletindo o crescente interesse por soluções de mobilidade limpas e sustentáveis.

Além das vendas de chassis e carrocerias, a Mercedes-Benz aproveitou a Lat.Bus 2024 para gerar 350 prospecções e R$ 7 milhões em cotas de consórcio, enquanto a Transdata e a Eaton fecharam contratos importantes, destacando a plataforma de transmissões automatizadas Advantor, projetada para atender às necessidades específicas do mercado brasileiro.

A Lat.Bus 2024 consolidou-se como um evento crucial para a indústria de ônibus, não apenas pela magnitude dos negócios, mas também pelo avanço das tecnologias que impulsionam a mobilidade sustentável e as inovações que moldam o futuro do transporte coletivo na América Latina.

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