domingo, 18 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

O design é um fator determinante para o sucesso de um novo produto

Estudo revela impacto do design na valorização de marcas e na ascensão das vendas de veículos sustentáveis.

Por João Paulo Cunha Melo, designer de veículos e produtos* – O design de produto é um diferencial competitivo no mercado e o seu investimento vai muito além de criar soluções visualmente atraentes, pois pode se tornar uma tática capaz de impulsionar a inovação e a experiência do usuário. A sua interação com a indústria automotiva pode ser ainda mais significativa, já que as empresas podem alcançar benefícios que vão desde o desenvolvimento de veículos funcionais até a construção de uma marca forte.

No contexto de automóveis, já é expressivo o resultado dessa estratégia para impulsionar o crescimento de grandes corporações. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os primeiros quatro meses de 2024 marcaram um aumento de 37,44% nas vendas da indústria automotiva. Considerando carros e motos, comerciais leves, caminhões e ônibus, foram mais de 220 mil emplacamentos no nosso país.

- Publicidade -

De acordo com o levantamento, a inovação e a adaptabilidade foram apontadas como os principais fatores que desencadearam esse salto no mercado automobilístico, especialmente quando falamos de veículos híbridos e elétricos. Entre os automóveis e comerciais leves, esses modelos mais sustentáveis registraram um aumento de 101,02% na base anual de vendas.

Analisando a pesquisa, é seguro dizer que a estética é apenas um dos muitos aspectos do design de produto. Quando associado à inovação, pode oferecer resultados capazes de revolucionar mercados e com a indústria automobilística não foi diferente. Ele se tornou um dos principais responsáveis pelo aumento das vendas e da popularidade, especialmente de carros elétricos.

O design automotivo também permite que fábricas explorem maneiras de potencializar a experiência do usuário. Afinal, cada vez mais, os consumidores buscam produtos que não apenas atendam às suas necessidades práticas, como também ofereçam uma experiência significativa. Quando dedicado a este objetivo, ele coloca as necessidades, os desejos e as exigências do cliente no centro do processo de desenvolvimento, chegando a soluções que não apenas funcionam bem, mas se conectam emocionalmente com os usuários, criando lealdade e reputação à marca.

- Publicidade -

Devemos ter em mente que a adoção do design é um investimento, e não um custo. Aplicado ao DNA dos negócios, as empresas podem impulsionar a inovação e conquistar um prestígio valioso no mercado por demonstrarem sua responsabilidade social, ambiental e operacional em todas as fases do ciclo de vida do produto, atraindo talentos, investidores e parcerias estratégicas.

* Formado em Design de Produto pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, João Paulo Cunha Melo é um designer industrial de veículos e produtos que, desde 2008, atua como consultor, líder e desenvolvedor de projetos automotivos com passagem pelo centro de estilo de empresas como Fiat Design Center, Marcopolo S/A, Renault, StockCar, Arrow Mobility, atualmente, a startup de veículos de lazer SAV Motors do Brasil.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008