segunda-feira, 16 setembro , 2024
28 C
Recife

O design é um fator determinante para o sucesso de um novo produto

Estudo revela impacto do design na valorização de marcas e na ascensão das vendas de veículos sustentáveis.

Por João Paulo Cunha Melo, designer de veículos e produtos* – O design de produto é um diferencial competitivo no mercado e o seu investimento vai muito além de criar soluções visualmente atraentes, pois pode se tornar uma tática capaz de impulsionar a inovação e a experiência do usuário. A sua interação com a indústria automotiva pode ser ainda mais significativa, já que as empresas podem alcançar benefícios que vão desde o desenvolvimento de veículos funcionais até a construção de uma marca forte.

No contexto de automóveis, já é expressivo o resultado dessa estratégia para impulsionar o crescimento de grandes corporações. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os primeiros quatro meses de 2024 marcaram um aumento de 37,44% nas vendas da indústria automotiva. Considerando carros e motos, comerciais leves, caminhões e ônibus, foram mais de 220 mil emplacamentos no nosso país.

- Publicidade -

De acordo com o levantamento, a inovação e a adaptabilidade foram apontadas como os principais fatores que desencadearam esse salto no mercado automobilístico, especialmente quando falamos de veículos híbridos e elétricos. Entre os automóveis e comerciais leves, esses modelos mais sustentáveis registraram um aumento de 101,02% na base anual de vendas.

Analisando a pesquisa, é seguro dizer que a estética é apenas um dos muitos aspectos do design de produto. Quando associado à inovação, pode oferecer resultados capazes de revolucionar mercados e com a indústria automobilística não foi diferente. Ele se tornou um dos principais responsáveis pelo aumento das vendas e da popularidade, especialmente de carros elétricos.

O design automotivo também permite que fábricas explorem maneiras de potencializar a experiência do usuário. Afinal, cada vez mais, os consumidores buscam produtos que não apenas atendam às suas necessidades práticas, como também ofereçam uma experiência significativa. Quando dedicado a este objetivo, ele coloca as necessidades, os desejos e as exigências do cliente no centro do processo de desenvolvimento, chegando a soluções que não apenas funcionam bem, mas se conectam emocionalmente com os usuários, criando lealdade e reputação à marca.

- Publicidade -

Devemos ter em mente que a adoção do design é um investimento, e não um custo. Aplicado ao DNA dos negócios, as empresas podem impulsionar a inovação e conquistar um prestígio valioso no mercado por demonstrarem sua responsabilidade social, ambiental e operacional em todas as fases do ciclo de vida do produto, atraindo talentos, investidores e parcerias estratégicas.

* Formado em Design de Produto pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, João Paulo Cunha Melo é um designer industrial de veículos e produtos que, desde 2008, atua como consultor, líder e desenvolvedor de projetos automotivos com passagem pelo centro de estilo de empresas como Fiat Design Center, Marcopolo S/A, Renault, StockCar, Arrow Mobility, atualmente, a startup de veículos de lazer SAV Motors do Brasil.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

WABCO - O principal fornecedor global de tecnologias para veículos comerciais
Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT