O Festival Silverstone, iniciado nesta sexta-feira (23) na Inglaterra, presta uma das maiores homenagens já feitas ao legado de Ayrton Senna, reunindo uma coleção sem precedentes dos carros que marcaram sua carreira.
O circuito de Silverstone, onde Ayrton Senna conquistou 10 vitórias ao longo de sua carreira, entre Fórmula Ford, F3 e F1, é palco de uma celebração histórica. O Festival Silverstone deste ano traz a maior reunião de carros pilotados por Senna já vista, com destaque para as icônicas McLaren MP4 dos seus títulos mundiais em 1988, 1990 e 1991.
Durante o evento, que segue até domingo (25), os visitantes poderão ver de perto o Williams FW08C, primeiro carro de F1 que Senna testou em 1983, além da Toleman TG183B de sua estreia na categoria em 1984 e a lendária Lotus-Renault 97T preta e dourada, com a qual obteve sua primeira vitória na F1 no GP de Portugal de 1985.
A homenagem inclui ainda mais sete carros de F1 pilotados por Senna, reconhecendo suas 41 vitórias e 80 pódios em 161 Grandes Prêmios. No sábado, Bruno Senna, ex-F1 e sobrinho de Ayrton, pilotará a Toleman TG183B, enquanto a Lotus 97T também fará uma exibição na pista.
Lalalli Senna, sobrinha do tricampeão e artista plástica, estará presente durante todo o festival, expondo suas esculturas no Museu de Silverstone, que também exibe uma coleção de troféus e macacões de Ayrton. Segundo Lalalli, “esta é uma das homenagens mais especiais que recebemos pelo legado do Ayrton”, ressaltando a importância do circuito de Silverstone na carreira de Senna.
Além dos carros de F1, o festival também exibe três karts de Senna e os modelos da Fórmula Ford e Fórmula 3 Inglesa, categorias em que Ayrton brilhou no início de sua carreira. A exposição inclui ainda dois carros de rali que Senna dirigiu em uma matéria de 1986 e dois Honda NSXs, desenvolvidos com a ajuda do piloto brasileiro.
Edições limitadas de veículos produzidos em homenagem a Senna, como as motocicletas Ducati 916 Senna e os supercarros McLaren Senna, também fazem parte da mostra. O festival se completa com a exibição especial do Mercedes-AMG W12 2021 de Lewis Hamilton, pilotado por Esteban Gutiérrez, em homenagem ao piloto britânico, grande fã de Ayrton Senna.