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Volvo apresenta avanços no sistema de segurança ativa de ônibus

Novidades reforçam a visão Zero Acidentes com tecnologias aprimoradas e mais seguras.

Em linha com sua visão de Zero Acidentes, a Volvo introduz no Brasil as mais recentes inovações no Sistema de Segurança Ativa (SSA) de seus ônibus, trazendo tecnologias avançadas que oferecem maior suporte aos motoristas na prevenção de acidentes. A maioria dos novos recursos será padrão nos veículos rodoviários 6×2 e 8×2.

A Volvo está lançando no Brasil, durante a LatBus 2024, as mais recentes inovações no Sistema de Segurança Ativa (SSA) de seus ônibus, seguindo seu lançamento na Europa. O SSA é um conjunto de tecnologias que monitoram o trânsito e o entorno do ônibus para evitar colisões, proporcionando um ambiente mais seguro para motoristas e passageiros.

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Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil, destaca a manutenção dos recursos de segurança já consolidados e a incorporação de novos dispositivos. “Mantivemos todos os recursos de segurança já consolidados há anos e incorporamos novos dispositivos, a maior parte deles de série.”

Novidades do SSA:

  • Alerta de ponto cego frontal: Rastreia a área à frente do ônibus, detectando pedestres e objetos, e notificando o motorista, reduzindo o risco de acidentes em terminais e cruzamentos.
  • Assistente de sinalização de trânsito: Utiliza câmera e processamento de imagens para reconhecer e exibir sinais de trânsito no painel. Emite alertas sonoros para mudanças de limite de velocidade, ajudando a evitar excessos e multas.
  • Detector de fadiga: Monitora a posição do veículo na faixa e alerta o motorista em caso de perda de foco, prevenindo situações perigosas causadas por distração e sonolência.
  • Alerta de ponto cego lateral: Detecta usuários vulneráveis nas laterais do ônibus, como ciclistas e motociclistas, alertando o motorista com LEDs e sinais sonoros para evitar colisões laterais.
  • Monitoramento de pressão de pneus: Alerta o motorista sobre a pressão inadequada dos pneus, exibindo avisos visuais no painel e melhorando a dirigibilidade e eficiência energética do ônibus.

Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo, reforça a continuidade das tecnologias consagradas no SSA para evitar acidentes. Entre elas estão:

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  • Alerta de colisão com frenagem de emergência: Emite avisos e aciona frenagem automática em caso de risco iminente de colisão frontal.
  • Alerta de mudança involuntária de faixa: Notifica o motorista sobre desvios involuntários da faixa de rodagem.
  • Piloto Automático Adaptativo: Mantém distância segura do veículo à frente, ajustando a velocidade automaticamente.
  • Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP): Reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios.
  • Freios eletrônicos EBS5: Regula a pressão de frenagem nos diferentes eixos e rodas, aumentando a eficiência da frenagem e prevenindo travamentos.
  • Heads-up display: Projeta alerta no para-brisas quando há risco de impacto.
  • Assento Vibratório: Aciona uma vibração no banco do motorista para alertá-lo sobre risco de colisão.

Outros destaques dos chassis Volvo 6×2 e 8×2:

  • Transmissão Overdrive: A nova opção Overdrive da caixa I-Shift de 7ª geração pode reduzir o consumo de combustível em até 5%.
  • Novo Retarder: Aumenta a capacidade de frenagem total para até 900 cv.
  • VEB (freio motor Volvo): Com 510cv de potência total, substitui a necessidade do Retarder em determinadas aplicações.
  • Nova Alavanca I-Shift: Melhora a ergonomia e o conforto do motorista.
  • Sensor crepuscular: Aciona os faróis automaticamente em condições de baixa luminosidade.
  • Sensor de chuva: Ativa os limpadores de para-brisa automaticamente.

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