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HORSE investe R$ 100 milhões na produção de motores Turbo Flex em Curitiba

A líder global em sistemas de propulsão inicia a fabricação do motor HR13 de 1.3 litro, focado em eficiência e baixas emissões.

A HORSE, reconhecida por suas soluções inovadoras em sistemas de propulsão, investiu R$ 100 milhões em sua planta de Curitiba, no Paraná, para dar início à produção do motor Turbo Flex de 1.3 litro. Este investimento ocorre após o sucesso do lançamento da produção do motor HR10 de 1.0 litro no início deste ano, ambos desenvolvidos especificamente para atender às demandas do mercado sul-americano.

Os novos motores Turbo Flex da HORSE, tanto o HR13 de 1.3 litro quanto o HR10 de 1.0 litro, foram projetados para oferecer alta potência, excelente torque e eficiência, tudo isso com baixas emissões. Eles operam com gasolina e etanol, sendo compatíveis com o Proconve L7 (equivalente ao Euro6d), e estão em processo de certificação para os futuros padrões L8.

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O motor HR13, de quatro cilindros, oferece uma potência máxima de 167 cv e torque de 270 Nm a 1.600 rpm. Já o HR10, de três cilindros, atinge 123 cv de potência máxima e 220 Nm de torque, com 90% do torque disponível a apenas 1.750 rpm, garantindo uma excelente resposta de aceleração em diversas condições de condução.

A planta de Curitiba, equipada com tecnologia de ponta, está preparada para produzir até 500.000 motores anualmente. Com mais de 170 mil horas de desenvolvimento dedicadas ao motor Turbo Flex de 1.0 litro, a HORSE mostra seu compromisso com a inovação e a adaptação às necessidades do mercado sul-americano.

“Estamos, de fato, criando soluções de propulsão sob medida para diferentes mercados ao redor do mundo. Produzir o HR10 e o HR13 no Brasil é um exemplo perfeito de como aproveitamos a expertise local para atender à demanda desse mercado”, afirmou Guillaume Tuffier, Diretor de Estratégia de Propulsão & Engenharia Avançada da HORSE Powertrain Solutions. “Com características de condução excepcionais, funcionamento sem falhas com dois tipos de combustível e qualidade comprovada, o HR10 e o HR13 são motores ideais para o mercado brasileiro.”

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Ambos os motores, HR10 e HR13, incorporam tecnologias de ponta para maximizar a eficiência e minimizar as emissões. O revestimento Diamond-Like Carbon (DLC), inspirado na Fórmula 1, e o tratamento BoreSpray Coating (BSC) nas paredes dos cilindros são alguns exemplos de como a HORSE está trazendo inovações para o mercado. Essas tecnologias reduzem o atrito e permitem um aquecimento mais rápido, resultando em menor consumo de combustível e emissões reduzidas.

Os motores também são equipados com um sistema Start & Stop avançado, chamado Reflex, que desliga o motor antes mesmo de o veículo parar, aumentando ainda mais a eficiência.

A HORSE desenvolveu os motores HR10 e HR13 com foco na compactação e leveza. A cabeça de cilindro em formato de Delta, combinada com o coletor de escape fundido na cabeça, permite uma resposta turbo mais rápida e uma entrega de torque excepcional em baixas velocidades. O turbocompressor, controlado eletronicamente, oferece pressão máxima de boost de 1,5 bar para o HR10 e 1,4 bar para o HR13, garantindo alta potência com eficiência.

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Além disso, o sistema de injeção direta sob medida, desenvolvido para o uso de etanol, utiliza injetores de seis furos montados centralmente, operando a 200 bar de pressão, para uma atomização de combustível excepcional. Isso proporciona alta potência e torque sem comprometer a eficiência de combustível.

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