quinta-feira, 15 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

ZR-V quer preencher lacuna deixada pelo Civic, mas esbarra em rivais turbinados e demanda do mercado

Pacote Honda Sensing, que reúne sistemas de assistência semiautônoma, é um dos destaques do ZR-V. Confira avaliação completa.

O Honda ZR-V, novo SUV que a montadora japonesa traz ao Brasil por R$ 214.500, promete ocupar o espaço deixado pelo Civic, mas sua motorização 2.0 aspirada e limitações em desempenho e conectividade podem dificultar sua competitividade em um mercado dominado por motores turbo.

O Honda ZR-V chegou para somar à linha de SUVs da marca, posicionado entre o HR-V e modelos mais robustos, como o CR-V, buscando um espaço no segmento de SUVs médios. Importado do México e oferecido em versão única Touring, o ZR-V tem preço sugerido de R$ 214.500 e mira concorrentes de peso, como Jeep Compass e Volkswagen Taos, além de enfrentar o GWM Haval H6, com motor híbrido.

- Publicidade -

O design do novo SUV divide opiniões entre o público. Com uma estética que gera sentimentos contraditórios, alguns consumidores elogiam suas linhas modernas, enquanto outros consideram seu visual peculiar e menos atraente que os rivais. Com dimensões de 4.568 mm de comprimento, 1.840 mm de largura e 1.611 mm de altura, o modelo é ligeiramente maior que o Compass, mas suas rodas de 17 polegadas são consideradas pequenas para a proposta de um SUV com esse porte.

No interior, o ZR-V demonstra a qualidade tradicional da Honda, com acabamentos em couro e um layout que preza pela funcionalidade e conforto. A central multimídia de 9 polegadas permite conexão sem fio para usuários do Apple CarPlay, mas os proprietários de dispositivos Android precisam de um cabo, o que pode ser um inconveniente. O painel de instrumentos, com tela de 7 polegadas, foi criticado por parecer simples, destoando do valor do SUV.

Com uma capacidade de carga de 389 litros no porta-malas, o espaço atende bem a um público familiar. No entanto, alguns aspectos foram criticados: a rede de proteção parece simplória, e a profundidade do compartimento pode dificultar o uso pleno do espaço. No banco traseiro, o espaço é suficiente para dois adultos, mas a ausência de um apoio de braço central e de saídas de ar-condicionado traseiras é notável, especialmente em um segmento que valoriza o conforto para todos os ocupantes.

- Publicidade -

O desempenho do ZR-V é sustentado por um motor 2.0 aspirado a gasolina, que gera 161 cv e 19,1 kgfm de torque. A escolha desse motor pode surpreender, já que ele é menos potente que o HR-V turbo e inferior em relação aos principais concorrentes no mercado, como o Compass turbo. Sua aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos reforça essa diferença, posicionando-o como uma opção mais focada no conforto do que na performance esportiva.

Em termos de economia de combustível, o ZR-V apresenta um consumo médio de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, recebendo nota C no ranking de eficiência energética. Embora razoável, esses números poderiam ser melhores, considerando o segmento. Além disso, o modelo emite 122 g/km de CO₂, fator cada vez mais relevante em um mercado voltado para tecnologias mais sustentáveis.

O pacote Honda Sensing, que reúne sistemas de assistência semiautônoma, é um dos destaques do ZR-V. O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e o assistente de permanência em faixa operam com suavidade, destacando-se pelo conforto e pela segurança oferecidos, chegando a ser comparáveis a marcas de luxo nesse quesito.

- Publicidade -

Com a proposta de ser um SUV para os adeptos de motores aspirados, o ZR-V se coloca como uma alternativa aos tradicionais SUV turbinados. Para os fãs da Honda e para aqueles que buscam um SUV de porte médio sem motor turbo, o ZR-V oferece uma opção com uma experiência de direção mais voltada para o estilo clássico.

Se as opiniões sobre o design e a motorização dividem o público, o ZR-V ainda pode agradar um nicho específico de consumidores que priorizam tradição, acabamento e um comportamento mais “raiz” no asfalto urbano. O modelo ainda inclui detalhes práticos como o funil de abastecimento para emergências e um bagagito que permite fácil manuseio e armazenamento.

Avaliação Mecânica Online®

  • Motor: 3/5
    O motor 2.0 aspirado de 161 cv é suficiente para o uso urbano e estradas, mas apresenta desempenho inferior aos modelos concorrentes que usam motor turbo. A aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos poderia ser mais ágil, especialmente na faixa de preço.
  • Transmissão: 3,5/5
    O câmbio CVT que simula sete marchas é suave na cidade, mas não entrega uma performance dinâmica comparável a transmissões automáticas convencionais ou DCT em alta velocidade.
  • Itens de Série: 4/5
    O Honda ZR-V possui bons itens de série, incluindo central multimídia de 9 polegadas (com espelhamento sem fio para Apple CarPlay e com fio para Android Auto), Honda Sensing e painel digital de 7 polegadas. No entanto, a ausência de difusores de ar traseiros e um apoio de braço central no banco traseiro reduz a nota.
  • Espaço Interno: 4/5
    Embora o interior ofereça boa qualidade e conforto para quatro ocupantes, o espaço traseiro e a falta de difusores de ar comprometem um pouco a experiência, especialmente para três passageiros.
  • Conforto: 4,5/5
    O Honda ZR-V absorve bem as irregularidades da pista e o acabamento é de qualidade, com bom isolamento acústico e suspensão equilibrada. Peca em não oferecer apoio de braço e saídas de ar traseiras.
  • Segurança: 5/5
    Com o pacote Honda Sensing, o ZR-V possui um dos melhores conjuntos de assistência à condução do mercado, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa e frenagem de emergência automática.
  • Eficiência energética: 3,5/5
    Com consumo de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, o Honda ZR-V tem eficiência média, o que é aceitável mas poderia ser melhor, principalmente considerando o motor aspirado.
  • Manutenção: 4/5
    Honda é conhecida pela confiabilidade e manutenção acessível, e o ZR-V mantém a tradição. No entanto, o valor elevado da versão única pode limitar o custo-benefício para alguns.
  • Design: 3,5/5
    O design polarizador do Honda ZR-V gera opiniões divididas. A estética é robusta, mas as rodas de 17 polegadas parecem pequenas para seu tamanho. O design se destaca em originalidade, mas pode não agradar a todos.
  • Conectividade: 4/5
    Com uma central de 9 polegadas e conectividade sem fio para Apple CarPlay, o sistema é funcional, mas o suporte com cabo para Android Auto e a tela de 7 polegadas no painel digital deixam a desejar para o segmento premium.
  • Custo x Benefício: 3,5/5
    O Honda ZR-V tem pontos positivos em acabamento, segurança e conforto, mas a motorização aspirada e o consumo moderado podem pesar contra, principalmente em comparação com concorrentes que oferecem mais tecnologia e performance por um preço similar.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE®

Motor
Transmissão
Itens de Série
Espaço Interno
Conforto
Segurança
Eficiência energética
Manutenção
Design
Conectividade
Custo x Benefícios

Resumo

O Honda ZR-V 2025 é um SUV bem construído e confortável, ideal para quem busca confiabilidade e aprecia a tradição dos motores aspirados, mas pode não satisfazer aqueles que preferem uma condução mais dinâmica ou a mais alta tecnologia embarcada no segmento de SUVs.
Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008
O Honda ZR-V 2025 é um SUV bem construído e confortável, ideal para quem busca confiabilidade e aprecia a tradição dos motores aspirados, mas pode não satisfazer aqueles que preferem uma condução mais dinâmica ou a mais alta tecnologia embarcada no segmento de SUVs.ZR-V quer preencher lacuna deixada pelo Civic, mas esbarra em rivais turbinados e demanda do mercado