quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Iveco brilha com vitórias de Totti e Dirani em emocionante etapa da Truck

Leandro Totti e Danilo Dirani garantem vitórias importantes para a Iveco na etapa de Tarumã, em uma jornada marcada por disputas acirradas, inovações tecnológicas e domínio da marca italiana nas pistas.

Em um domingo ensolarado, com arquibancadas lotadas e o público vibrando, Leandro Totti (Vannucci Racing) e Danilo Dirani (Usual Racing) garantiram duas vitórias para a Iveco na sétima etapa da temporada 2024 da Copa Truck, realizada no Autódromo Internacional de Tarumã.

Totti dominou a primeira corrida após largar na pole position, assegurando uma vitória contundente graças à precisão do motor e à estratégia da equipe Vannucci Racing, que soube extrair o máximo desempenho do caminhão Iveco. A combinação de tecnologia avançada em motores e sistemas de controle de tração foi fundamental para o sucesso. O piloto Felipe Giaffone (Volkswagen) ficou em segundo, e Danilo Dirani completou o pódio.

- Publicidade -

Já na segunda prova, Dirani tornou-se o nono vencedor diferente da temporada, levando o caminhão S-Way da Iveco ao primeiro lugar após uma corrida repleta de disputas e punições que alteraram as posições finais. Ele aproveitou os sistemas de segurança e monitoramento de desempenho da Usual Racing, além de contar com a robustez do caminhão, para garantir a vitória.

A corrida foi ainda mais movimentada com o uso de tecnologias de telemetria, que permitiram às equipes ajustarem as estratégias de acordo com os dados coletados durante a prova. Pilotos como Raphael Abbate e Roberval Andrade foram punidos, o que beneficiou Dirani e deu à Iveco uma dobradinha com Felipe Tozzo (Dakar Motorsport) em segundo lugar. Fabio Fogaça (Mercedes-Benz) completou o pódio em terceiro.

No geral, Felipe Giaffone mantém a liderança do campeonato com 204 pontos, seguido por Danilo Dirani com 172. A próxima etapa promete ainda mais disputas e a aplicação de novas inovações tecnológicas, à medida que a competição segue para Curvelo, em Minas Gerais.

- Publicidade -

A oitava e última etapa da temporada regular da Copa Truck vai marcar o regresso da categoria dos ‘brutos’ a Curvelo, em Minas Gerais. A rodada será realizada no Circuito dos Cristais entre os dias 15 e 17 de novembro.

Iveco Usual Racing vence com Danilo Dirani na Copa Truck em Tarumã – Além de triunfar no autódromo gaúcho, piloto do S-Way #28 marcou mais um pódio com o terceiro lugar na Corrida 1 e agora é o vice-líder da temporada, enquanto Wellington Cirino levantou troféu com top-5 na prova complementar e está em quarto no campeonato

A Iveco Usual Racing viveu um domingo (13 de outubro) muito especial em sua trajetória na Copa Truck. Em fim de semana que se desenhava muito promissor desde o início dos treinos livres, a equipe sediada em Laranjal Paulista (SP) venceu com Danilo Dirani no desfecho da etapa disputada no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Dirani ainda marcou um terceiro lugar na Corrida 1, enquanto Wellington Cirino concluiu no top-5 as duas provas da rodada gaúcha do campeonato.

- Publicidade -

Foi o primeiro triunfo de Dirani representando a Iveco e a Usual Racing na categoria dos ‘brutos’. “É muito bacana poder vencer com eles. Já havia feito poles, mas a vitória ‘bateu na trave’ algumas vezes. Terminei a Corrida 1 em terceiro, vi que tinha um ritmo bom. E a segunda prova foi divertida, tinha potencial para estar lá em cima, e aí no fim pintaram algumas punições, incidentes, e veio a primeira vitória”, comemorou.

“Só quero agradecer a todo mundo da Iveco e da Usual Racing pela confiança. Estamos, aos trancos e barrancos, melhorando e evoluindo nosso caminhão. Acho que agora deu para entrar no campeonato, e vamos buscar seguir nessa crescente nas duas últimas etapas da temporada”, destacou um dos grandes nomes do dia em Tarumã.

Na primeira corrida da etapa, Dirani largou em terceiro e Cirino em quinto. Foi uma prova marcada pela cautela e também pelas dificuldades de ultrapassagem no autódromo gaúcho. Mesmo com ritmo muito forte, os pilotos da Usual Racing mantiveram as colocações originais de largada e somaram pontos importantes para o campeonato, com ambos se garantindo no top-5.

A prova que fechou a etapa de Tarumã foi muito agitada e marcada por diversos incidentes e punições. Com performance muito sólida ao longo de todo o domingo em Tarumã, Dirani escalou o pelotão e galgou posições importantes para seguir entre os primeiros após ter largado em sexto. O piloto do Iveco S-Way #28 chegou a ser tocado por um concorrente na disputa pela segunda colocação e viu outro oponente ser punido em confronto válido pelo primeiro lugar.

Com a aplicação das punições por parte da direção de prova, Dirani foi confirmado como vencedor da Corrida 2 e fechou com chave de ouro um grande fim de semana. Wellington Cirino também concluiu etapa bastante consistente para marcar mais um quinto lugar e assegurar um troféu em Tarumã.

Por sua vez, Djalma Pivetta viveu um fim de semana complicado no Rio Grande do Sul. No último sábado, o piloto e gestor da Iveco Usual Racing foi prejudicado por problemas nos freios e se classificou em 12º no grid da categoria Elite. O competidor enfrentou problemas com o acerto do caminhão, teve de lidar com as dificuldades em ultrapassar em Tarumã, tratou somente de levar seu ‘bruto’ #21 intacto até o fim e completou uma prova em décimo e outra em nono.

Com os resultados deste domingo, Danilo Dirani subiu para a vice-liderança da temporada, restando uma etapa para o desfecho da temporada regular, com 172 pontos, enquanto Wellington Cirino está na quarta colocação, a três pontos do top-3. Na Elite, Djalma PIvetta segue em boa posição na tabela e ocupa a quarta posição do campeonato.

A próxima jornada da Iveco Usual Racing na Copa Truck já tem data marcada. Danilo Dirani, Wellington Cirino e Djalma Pivetta vão acelerar no Circuito dos Cristais, em Curvelo, no regresso da categoria ao autódromo mineiro, entre os dias 15 e 17 de novembro. Será a oitava e última etapa da temporada regular, antecedendo à decisão do título da temporada 2024.

Copa Truck, temporada 2024
Etapa 7, Autódromo Internacional de Tarumã, Viamão (RS), Super Truck PRO
Corrida 1, resultado oficial
1º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), 18 voltas em 26min56s441
2º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 1s887
3º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 2s852
4º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 3s247
5º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 8s116
6º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 11s100
7º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 12s811
8º – Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 15s935
9º – Regis Boéssio (Boéssio Competições/Volvo), a 16s171
10º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 20s068
11º – Victor Franzoni (Tiger Team/Mercedes-Benz), a 21s495
12º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 30s910
13º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 32s359
14º – Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 32s904
15º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 33s236
16º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 33s864
17º – Adalberto Jardim (AJ5 Ecosports/Mercedes-Benz), a 2 voltas
18º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 3 voltas

Não completou
Renato Martins (R9 Competições/Mercedes-Benz), a 9 voltas

Corrida 2, resultado oficial
1º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), 11 voltas em 19min58s398
2º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 0s360
3º – Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 2s685
4º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 2s975
5º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 3s271
6º – Regis Boéssio (Boéssio Competições/Volvo), a 3s448
7º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 4s842
8º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s526
9º – Victor Franzoni (Tiger Team/Mercedes-Benz), a 7s120
10º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 8s820
11º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 9s879
12º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 14s224
13º – Adalberto Jardim (AJ5 Ecosports/Mercedes-Benz), a 15s043
14º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 17s445
15º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 23s904
16º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 24s279

Não completaram
Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 4 voltas
Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 8 voltas
Renato Martins (R9 Competições/Mercedes-Benz), não largou

Classificação do campeonato após sete etapas (top-10):*
1º – Felipe Giaffone, 204 pontos
2º – Danilo Dirani, 172
3º – André Marques, 165
4º – Wellington Cirino, 162
5º – Raphael Abbate, 137
6º – Beto Monteiro, 136
7º – Roberval Andrade, 135
8º – Paulo Salustiano, 132
9º – Victor Franzoni, 129
10º – Felipe Tozzo, 113
*pontuação extraoficial

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn