A Scania lança seu primeiro caminhão elétrico no Brasil, o 30 G 4×2, ampliando seu portfólio sustentável que já conta com modelos a biometano, gás natural e biodiesel. O veículo, com autonomia de aproximadamente 250 km e capacidade de tração de até 66 toneladas, será importado da Suécia e atende às necessidades de operações urbanas e regionais.
Com o Scania 30 G 4×2, a montadora sueca reforça seu compromisso com um transporte mais sustentável. O caminhão elétrico chega ao Brasil com uma potência de 300 kW (310 cv), torque de 1.150 Nm e dois pacotes de baterias com 416 kWh de capacidade total, o que garante uma autonomia de até 250 km. O carregamento rápido, que pode ser feito em 50 minutos, facilita a operação durante paradas curtas, como intervalos de almoço.
O veículo faz parte da terceira geração de veículos elétricos da Scania e complementa um mix de opções energéticas que inclui biometano, gás natural comprimido (GNC), gás natural liquefeito (GNL) e biodiesel B100. “Estamos liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável desde 2016, e agora oferecemos ao transportador brasileiro o portfólio mais completo de soluções sustentáveis do mercado”, afirma Simone Montagna, presidente da Scania Operações Comerciais Brasil.
Além da tecnologia elétrica, a Scania continua investindo na infraestrutura para gás e biometano no Brasil, com foco na expansão dos “corredores azuis”, que facilitam o uso de combustíveis alternativos nas rotas de transporte de média e longa distância. O gás natural e biometano são ideais para trajetos entre 200 e 600 km, enquanto o diesel e o biodiesel B100 continuam a ser utilizados em distâncias superiores a 600 km.
Para o diretor de vendas da Scania, Alex Nucci, o caminhão elétrico atenderá, inicialmente, rotas urbanas e regionais, especialmente no segmento de “last mile”, ou seja, a última etapa da entrega de mercadorias. As primeiras entregas do modelo estão previstas para janeiro de 2026.
De acordo com Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, é importante lembrar que o cliente busca por soluções viáveis ‘Aqui e Agora’ e equilibradas ambiental e economicamente. “As primeiras entregas do elétrico estão previstas a partir de janeiro de 2026. Neste momento, a nossa visão é que o elétrico atenda as distâncias urbanas e regionais de até 250 km no hub a hub logístico (produtos mais perecíveis) e na última etapa da entrega da carga (last mile). Já o gás natural e o biometano sejam usados nas rotas de 200 a 600 km (médias distâncias), e o diesel, o gnl e o biodiesel – fomos os pioneiros a ter o caminhão com B100 – utilizados nos trajetos de longas distâncias acima de 600 km”, explica Nucci.
O 30 G 4×2 também se destaca pela baixa emissão de ruído, o que aumenta o conforto nas operações urbanas. Além disso, a Scania adota baterias de lítio-níquel-manganês-cobalto (NMC), que possuem alta densidade energética, garantindo mais capacidade de carga ao veículo.
Por falar na máquina elétrica Scania, a EMC1-4 (Electrical Machine Central), ela se posiciona entre as longarinas do chassi do caminhão e está ligada a um câmbio com quatro marchas, proporcionando um conjunto robusto com peso total de 350kg. O motor Scania tem construção e design simples para facilitar a manutenção. Portanto, seus custos de manutenção são similares aos motores de combustão interna.
“O lançamento do caminhão elétrico marca um importante avanço na nossa jornada pela descarbonização, mas sabemos que ainda há desafios em infraestrutura a serem superados. Por isso, continuamos investindo em uma matriz energética multimodal, com diversas opções para os transportadores”, ressalta Rodrigo Arita, gerente de portfólio de produtos da Scania.
Há outra vantagem: quase nenhum ruído em ordem de marcha, o que aumenta de forma impressionante a suavidade na operação. Grande aliada neste quesito, a caixa de transmissão traz maior economia de energia e também melhor performance quando será necessário “vencer” algum ponto da topografia na rota.Baterias: capacidade total de 416kWh O Scania 30 G poderá ser equipado com dois pacotes de baterias de 208kWh cada, totalizando 416kWh, dos quais 312kWh são utilizáveis, ou seja, para garantir uma margem de segurança e aumentar a vida útil, assegurando uma autonomia de aproximadamente 250 Km.As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto. “As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade energética, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar carga”, diz Arita. Um grande diferencial está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga pelo caminhão. O 30 G tem um carregador CCS2, que suporta até 375kW e 500 A, e capacidade de estar com carga total em aproximadamente 50 minutos. “Isso possibilita que os veículos sejam carregados durante intervalos, por exemplo, como o horário de almoço do motorista, aumentando a produtividade”, conclui Rodrigo Arita.