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Scania apresenta primeiro caminhão elétrico e reforça liderança em soluções sustentáveis para o transporte

Com autonomia de 250 km, o novo Scania 30 G 4x2 se une a um portfólio que já inclui biometano, gás natural e biodiesel, reafirmando o compromisso da marca com a redução de CO2 no Brasil.

A Scania lança seu primeiro caminhão elétrico no Brasil, o 30 G 4×2, ampliando seu portfólio sustentável que já conta com modelos a biometano, gás natural e biodiesel. O veículo, com autonomia de aproximadamente 250 km e capacidade de tração de até 66 toneladas, será importado da Suécia e atende às necessidades de operações urbanas e regionais.

Com o Scania 30 G 4×2, a montadora sueca reforça seu compromisso com um transporte mais sustentável. O caminhão elétrico chega ao Brasil com uma potência de 300 kW (310 cv), torque de 1.150 Nm e dois pacotes de baterias com 416 kWh de capacidade total, o que garante uma autonomia de até 250 km. O carregamento rápido, que pode ser feito em 50 minutos, facilita a operação durante paradas curtas, como intervalos de almoço.

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O veículo faz parte da terceira geração de veículos elétricos da Scania e complementa um mix de opções energéticas que inclui biometano, gás natural comprimido (GNC), gás natural liquefeito (GNL) e biodiesel B100. “Estamos liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável desde 2016, e agora oferecemos ao transportador brasileiro o portfólio mais completo de soluções sustentáveis do mercado”, afirma Simone Montagna, presidente da Scania Operações Comerciais Brasil.

Além da tecnologia elétrica, a Scania continua investindo na infraestrutura para gás e biometano no Brasil, com foco na expansão dos “corredores azuis”, que facilitam o uso de combustíveis alternativos nas rotas de transporte de média e longa distância. O gás natural e biometano são ideais para trajetos entre 200 e 600 km, enquanto o diesel e o biodiesel B100 continuam a ser utilizados em distâncias superiores a 600 km.

Para o diretor de vendas da Scania, Alex Nucci, o caminhão elétrico atenderá, inicialmente, rotas urbanas e regionais, especialmente no segmento de “last mile”, ou seja, a última etapa da entrega de mercadorias. As primeiras entregas do modelo estão previstas para janeiro de 2026.

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De acordo com Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, é importante lembrar que o cliente busca por soluções viáveis ‘Aqui e Agora’ e equilibradas ambiental e economicamente. “As primeiras entregas do elétrico estão previstas a partir de janeiro de 2026. Neste momento, a nossa visão é que o elétrico atenda as distâncias urbanas e regionais de até 250 km no hub a hub logístico (produtos mais perecíveis) e na última etapa da entrega da carga (last mile). Já o gás natural e o biometano sejam usados nas rotas de 200 a 600 km (médias distâncias), e o diesel, o gnl e o biodiesel – fomos os pioneiros a ter o caminhão com B100 – utilizados nos trajetos de longas distâncias acima de 600 km”, explica Nucci.

O 30 G 4×2 também se destaca pela baixa emissão de ruído, o que aumenta o conforto nas operações urbanas. Além disso, a Scania adota baterias de lítio-níquel-manganês-cobalto (NMC), que possuem alta densidade energética, garantindo mais capacidade de carga ao veículo.

Por falar na máquina elétrica Scania, a EMC1-4 (Electrical Machine Central), ela se posiciona entre as longarinas do chassi do caminhão e está ligada a um câmbio com quatro marchas, proporcionando um conjunto robusto com peso total de 350kg. O motor Scania tem construção e design simples para facilitar a manutenção. Portanto, seus custos de manutenção são similares aos motores de combustão interna.

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“O lançamento do caminhão elétrico marca um importante avanço na nossa jornada pela descarbonização, mas sabemos que ainda há desafios em infraestrutura a serem superados. Por isso, continuamos investindo em uma matriz energética multimodal, com diversas opções para os transportadores”, ressalta Rodrigo Arita, gerente de portfólio de produtos da Scania.

Há outra vantagem: quase nenhum ruído em ordem de marcha, o que aumenta de forma impressionante a suavidade na operação. Grande aliada neste quesito, a caixa de transmissão traz maior economia de energia e também melhor performance quando será necessário “vencer” algum ponto da topografia na rota.Baterias: capacidade total de 416kWh O Scania 30 G poderá ser equipado com dois pacotes de baterias de 208kWh cada, totalizando 416kWh, dos quais 312kWh são utilizáveis, ou seja, para garantir uma margem de segurança e aumentar a vida útil, assegurando uma autonomia de aproximadamente 250 Km.As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto. “As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade energética, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar carga”, diz Arita. Um grande diferencial está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga pelo caminhão. O 30 G tem um carregador CCS2, que suporta até 375kW e 500 A, e capacidade de estar com carga total em aproximadamente 50 minutos. “Isso possibilita que os veículos sejam carregados durante intervalos, por exemplo, como o horário de almoço do motorista, aumentando a produtividade”, conclui Rodrigo Arita.

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