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Seminário de Manufatura 2024 debate soluções sustentáveis para descarbonização da mobilidade no Brasil

Evento também abordou a modernização dos paint shops das montadoras, com foco em economia de recursos e digitalização dos processos

O 9º Seminário de Manufatura, promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, trouxe à tona as inovações e desafios do setor automotivo brasileiro para a descarbonização da mobilidade. O evento, realizado no SENAI de São Caetano do Sul, debateu o impacto da manufatura 4.0 e a importância da economia circular para a redução da pegada de carbono.

Com o tema “Programa Mover: impactos da manufatura 4R na descarbonização da mobilidade”, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva reuniu especialistas e representantes do setor automotivo para discutir os avanços na manufatura sustentável e seu papel crucial na redução de emissões de carbono.

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O presidente da AEA, Marcus Vinicius Aguiar, abriu o evento destacando a importância do Programa Mover na transformação da mobilidade no Brasil. O seminário abordou, entre outros temas, a integração entre academia e indústria, a eficiência energética e o uso de tecnologias como IA para otimização de processos produtivos, além de iniciativas de economia circular e inovação financeira voltadas para a sustentabilidade.

Fabio Sena, da Strokmatic Automação Pneumática, destacou em sua palestra como a inteligência artificial aplicada à soldagem pode reduzir o consumo de energia em até 50%. Roberto Medeiros, da CNI, complementou o debate com a visão da Indústria 4.0, ressaltando a importância de competências técnicas e educação continuada no setor.

O evento também abordou a modernização dos paint shops das montadoras, com foco em economia de recursos e digitalização dos processos. Joachim Lorenzen, da Dürr Brasil, afirmou que os paint shops modulares e flexíveis são o caminho para uma produção automotiva mais sustentável.

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Outro destaque foi a economia circular, com apresentações de Adriano Griecco e Arthur Rufino, que discutiram a reciclagem automotiva e os desafios na desmontagem de veículos híbridos e elétricos. No Brasil, apenas 10% dos veículos inaptos são reciclados, um dado que contrasta com países como os EUA, onde 80% dos veículos são reaproveitados.

O seminário concluiu com debates sobre a pegada de carbono, com Marco Colosio, da General Motors, e Giordana Flôr, da GM América do Sul, detalhando como a avaliação do ciclo de vida dos produtos pode ajudar a indústria automotiva a reduzir seu impacto ambiental.

O 9º Seminário de Manufatura da AEA mostrou o compromisso do setor automotivo brasileiro com a descarbonização da mobilidade, focando em soluções inovadoras que abrangem desde a manufatura inteligente até a reciclagem e economia circular, abrindo caminho para um futuro mais sustentável.

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