A Valeo e a MAHLE expandem a gama de motores elétricos sem ímã, focando em veículos de segmentos superiores, com potência que varia de 220 kW a 350 kW, por meio do sistema inovador iBEE (Excitação Elétrica Sem Escovas Internas).
A parceria entre Valeo e MAHLE promete revolucionar o mercado de veículos elétricos com o desenvolvimento conjunto do sistema iBEE (Excitação Elétrica Sem Escovas Internas). Esse sistema foi projetado para ser aplicado em veículos de luxo e segmentos superiores, oferecendo uma potência máxima entre 220 kW e 350 kW, destacando-se pela eficiência e sustentabilidade.
O diferencial desse novo motor é a tecnologia sem ímã, que elimina o uso de materiais de terras raras, reduzindo a pegada de carbono em mais de 40% em comparação aos motores elétricos tradicionais com ímã permanente. Além disso, a tecnologia promete aumentar a densidade de potência em 30%, mantendo um nível de desempenho comparável aos motores convencionais.
A união das duas empresas combina a expertise da Valeo em motores elétricos e controle de motores, com a tecnologia de Transmissor Sem Contato Magnético (MCT) da MAHLE, aplicada ao rotor sem ímã. Esse sistema utiliza um sistema de transmissão de potência indutiva, que funciona sem desgaste, permitindo que o motor opere de forma mais eficiente e durável.
Além de aumentar a eficiência energética, a parceria entre as duas gigantes da eletrificação inclui o desenvolvimento de um sistema de resfriamento inovador, projetado para garantir uma melhor relação entre potência contínua e potência máxima. Os testes dos primeiros protótipos devem ser finalizados até o final de 2024, marcando mais um avanço na eletrificação de veículos de alto desempenho.