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Veículos elétricos e híbridos impulsionam demanda por minerais críticos e estratégicos

A corrida por recursos minerais essenciais cresce com o avanço da eletromobilidade, destacando a importância de países com grandes reservas desses elementos.

Com a popularização dos veículos elétricos (EVs) e híbridos, cresce a demanda por minerais críticos e estratégicos, fundamentais para a fabricação de baterias de alto desempenho. Um carro elétrico pode conter até 300 kg desses materiais, como lítio, níquel, cobre e grafite, uma quantidade significativamente maior do que em veículos convencionais. O Brasil, com vastas reservas de muitos desses minerais, posiciona-se como um ator chave na transição energética global.

Os minerais críticos são essenciais para a produção de baterias que alimentam veículos elétricos, uma tecnologia que está revolucionando o setor de transportes. Um exemplo é o cobre, utilizado em quantidades significativamente maiores em EVs, variando entre 60 a 70 kg, contra apenas 10 kg em veículos a combustão. O lítio, apesar de compor uma porção menor da bateria (cerca de 8 kg), é crucial por sua alta capacidade energética e leveza.

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A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em parceria com a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, desenvolveu uma inovação ao adicionar óxido de nióbio nas baterias de lítio, permitindo carregamento ultrarrápido, além de maior segurança, durabilidade e eficiência térmica. Isso se traduz em uma vida útil três vezes maior para as baterias e um menor risco de superaquecimento.

Cada mineral desempenha um papel único no funcionamento das baterias. O lítio é o coração das baterias de íon de lítio. Já o cobalto melhora sua estabilidade, enquanto o níquel aumenta a densidade energética.

O grafite é fundamental para o armazenamento de energia no anodo das baterias, e o manganês contribui para sua estabilidade química. O alumínio e o ferro são utilizados na estrutura dos veículos e em componentes eletrônicos, enquanto o cobre é essencial para o sistema elétrico dos veículos, incluindo fiação e conectividade.

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A transição energética exige políticas de apoio. Em 2023, foi criada a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), com foco em melhorar o ambiente de negócios da mineração no Brasil. O Projeto de Lei 2780/2024, que propõe a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE), visa garantir a exploração sustentável dos recursos minerais, impulsionando a segurança nacional e o desenvolvimento da indústria nacional.

O Brasil, com suas vastas reservas, é um dos principais detentores de minerais essenciais. O país possui 26% das reservas mundiais de grafite e é o terceiro maior produtor de alumínio. Com a produção de lítio crescendo rapidamente, a previsão é que o Brasil aumente sua participação global de 2% para 5% nos próximos anos. Além disso, as reservas de cobalto, níquel, manganês e cobre também posicionam o Brasil como um líder na produção de componentes essenciais para as baterias.

A diversidade mineral do Brasil, incluindo nióbio e terras raras, reforça a importância do país no futuro dos veículos elétricos e nas tecnologias de energias limpas.

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