A partir de 2025, o Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Leves 8) implementará normas de emissões veiculares mais restritivas, tornando o catalisador automotivo um aliado fundamental para reduzir os poluentes dos escapamentos em até 98%, transformando-os em gases inofensivos. A Umicore, importante fabricante de catalisadores, já está atualizando suas tecnologias para apoiar as montadoras no cumprimento dessa legislação.
Com o início da primeira fase do Proconve L8 em 2025, o Brasil terá normas de emissões de poluentes mais rigorosas, exigindo uma média máxima de 50 mg/km de NMOG (gases orgânicos não metanos) + NOx, 4 mg/km de material particulado (PM), 600 mg/km de monóxido de carbono (CO) e 10 mg/km de aldeídos para veículos leves. O Proconve L8 é uma etapa fundamental do plano nacional para reduzir a poluição do ar e alinhar as regulamentações do país aos padrões de emissões dos principais mercados globais.
Para que esses níveis sejam alcançados, o papel do catalisador automotivo, presente em veículos nacionais desde os anos 90, é essencial. Esse componente atua dentro do sistema de escapamento em uma estrutura chamada conversor catalítico, que contém metais preciosos como platina, paládio e ródio, responsáveis por transformar substâncias tóxicas em dióxido de carbono e água. Esse processo químico permite que até 98% dos gases prejudiciais sejam convertidos, ajudando a reduzir a pegada ambiental dos automóveis.
A Umicore, uma das maiores fabricantes globais de catalisadores, já se prepara para atender às novas regulamentações. A empresa implementou tecnologias avançadas de “washcoat” – uma mistura de óxidos e terras raras que otimiza a eficiência dos catalisadores. Segundo Miguel Zoca, Gerente Sênior de Aplicação de Produtos da Umicore, as novas tecnologias maximizam a conversão de poluentes e, em alguns casos, exigem a instalação de um segundo catalisador para atender às exigências do L8.
A tecnologia de catalisadores também é parte de uma colaboração entre montadoras e fornecedores que estão trabalhando juntos para garantir que cada veículo atenda a essas exigências específicas. Com o suporte do Centro Tecnológico de Emissões Veiculares da Umicore, as montadoras e a empresa testam e ajustam os sistemas de emissão para assegurar que os limites sejam cumpridos e que os resultados sejam comprovados.
O cronograma do Proconve L8 também prevê uma segunda fase em 2027 e uma terceira em 2029, quando os limites serão ainda mais rigorosos. A partir da última fase, o desafio será ainda maior, especialmente para veículos com partida a frio movidos a etanol. Miguel Zoca relata que a Umicore está preparada para essas exigências futuras com soluções inovadoras, que já estão sendo desenvolvidas para a próxima geração de catalisadores.
Essas mudanças representam um esforço do setor automotivo e dos fornecedores de tecnologia em prol de uma mobilidade mais limpa e sustentável. Com o Proconve L8, os veículos vendidos no Brasil estarão mais alinhados às metas ambientais globais, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e para o combate às mudanças climáticas.
O avanço das tecnologias de emissão é uma prioridade para a Umicore, que vê no L8 uma oportunidade de promover inovações ambientais significativas. “Essa evolução não é apenas uma questão de atender à legislação, mas de ajudar a construir um futuro mais sustentável para a sociedade e o planeta,” conclui Zoca.