Por Lucia Camargo Nunes* – A Toyota lança a linha 2025 da dupla Hilux e SW4, ambos feitos na Argentina, com algumas novidades.
A picape passa a ter câmbio automático de seis velocidades nas versões de trabalho Cabine Chassi e Cabine Simples.
O motor dos dois não mudou: é o mesmo 2.8 turbodiesel de 204 cv com opção de câmbio manual ou automático. Apenas passam a vir com tanque de ureia ou Arla 32 como pós-tratamento.
A Toyota ainda destaca a oferta do sistema de Serviços Conectados, a partir da versão SRV da picape e em todas do SUV, que por meio de app tem lembrete de revisões, histórico de viagens e diagnóstico de falhas sem custo.
Ambos também passam a contar com o programa de extensão de garantia para até 10 anos, após o fim da garantia de fábrica de cinco anos, que será automático e sem custo, desde que as revisões estejam em dia.
São dez versões da picape Hilux, que parte de R$ 228.690 (Cabine Chassi 4×4 MT) e vai até R$ 339.490 (SRX Plus 4×4 AT).
O SUV SW4 está à venda em três versões entre R$ 384.190 (5 lugares) a R$ 437.890 (Diamond 7 lugares).
Sexta geração da picape Mitsubishi agora é Triton – A Mitsubishi lança a versão 2026 da picape média que deixou de ser L200. Fabricada em Catalão (GO), ela foi atualizada, mas já é polêmica: há um exagero nos recortes, principalmente do conjunto ótico.
O chassi é novo, assim como o motor diesel de duas turbinas, 2.4 de 205 cv com transmissão automática de seis velocidades (apenas uma versão é manual de seis marchas). Para atender às novas leis de emissões, traz sistema pós-tratamento SCR (ureia) no tanque de 17 litros.
A capacidade de carga útil é de 1.080 kg.
São seis versões que partem de R$ 249.990 (GL manual) a R$ 329.990, na Katana. A pré-venda começa em dezembro, com entregas esperadas para janeiro.
Prepare-se para visitar o melhor museu de carros do Brasil – A cidade turística de Campos do Jordão (SP) vai sediar um espaço imperdível para quem aprecia carros antigos, artes e história. Será aberto no dia 28 de novembro o Carde, um museu que reúne aproximadamente 100 veículos entre exclusivos, raros ou no mínimo preciosos.
A Via Digital esteve na pré-inauguração. São diversas salas em dois andares que colocam carros em contextos históricos, aliados a obras de arte de artistas brasileiros do naipe de Di Cavalcanti e Portinari, apoiados a uma experiência sensorial, com iluminação de alta definição, trilhas sonoras sincronizadas com vídeos e telões touchscreen e monitores preparados para atender aos visitantes.
Os ambientes são organizados por períodos históricos, mostrando como os automóveis estão entrelaçados com momentos marcantes da nossa história.
Entre as relíquias expostas, um Isotta Fraschini 1925 ambientado em um palácio, uma das cinco unidades do Lincoln K 1938 utilizado em visita da rainha Elizabeth II e o papa João Paulo II ao Brasil e o único exemplar no mundo de um Voisin C3L 1927, leiloado recentemente pelos herdeiros do dono original totalmente preservado.
Em um salão imenso, estão esportivos raros como Dino 246 GTS, Ferrari Daytona, McLaren Senna GTR e preciosidades como um Fusca Hebmüller e o primeiro automóvel a chegar ao Brasil, um De Dion-Bouton 1902 que nem volante ainda tinha.
O Carde (acrônimo de Carro, Arte, Design e Educação) é uma extensão do pilar educacional da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), instituição independente e sem fins lucrativos de Campos do Jordão.
Para mais informações, siga: @carde.museu
Ford e Stellantis se destacam entre os melhores do ano por jornalistas – A Via Digital participou da premiação Carsughi L’Auto Preferita que escolhe os melhores carros do ano, em edição especial de dez anos.
Criada pela jornalista Claudia Carsughi, filha do jornalista e engenheiro Claudio Carsughi, respeitado pela trajetória no segmento automotivo e de automobilismo, a eleição conta com júri de 22 jornalistas especializados e destaca os veículos conforme categorias e práticas corporativas.
A cerimônia, que reuniu os principais líderes de montadoras e importadores, contou com a apresentação do painel “Os Caminhos da Combustão à Eletrificação”, mediado pela jornalista Lucia Camargo Nunes (Via Digital) com a participação do gerente de projetos da Toyota, Gustavo Noronha, do presidente da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), Ricardo Bastos, e do consultor automotivo Milad Kalume Neto.
A Ford foi a mais premiada com as conquistas de Ford Mustang GT (carro premium/luxo), Ranger Raptor (picape média), F-150 (picape grande) e Ford Mustang e Gerando Falcões (prática ESG).
O grupo Stellantis subiu ao palco três vezes para levar os troféus por SUV grande (Jeep Commander Blackhawk), picape pequena (Fiat Strada) e picape intermediária (Ram Rampage Rebel).
A Nissan conquistou com o Versa o melhor compacto e com Sentra o melhor carro médio.
A GWM foi eleita com os melhores elétricos de entrada, Ora 03, e híbrido premium/luxo, com o Haval H6 PHEV19.
Renault Kardian foi eleito o melhor SUV compacto e seu presidente, Ricardo Gondo, o executivo do ano.
Outros premiados: Caoa Chery Tiggo 7 Sport (SUV médio), Mercedes-Benz GLB 220 (SUV premium/luxo), BYD Seal (elétrico intermediário), BMW i5 (elétrico premium/luxo), Honda Civic (híbrido).
Premiação Trend Car elege os melhores do ano – Dez carros foram eleitos como os melhores do ano na quarta edição do Prêmio Trend Car 2025 Terra Guia do Carro.
Formado por um júri de 22 jornalistas especializados, incluindo a participação da Via Digital, elegeu também a BYD como a marca “tendência do ano”.
Os eleitos são divididos por categoria: Peugeot 208 (hatch), Honda City (sedã), BYD King (sedã híbrido plug-in), Peugeot 2008 (SUV), Honda CR-V (SUV Premium), GWM Haval H6 PHEV 19 (SUV híbrido plug-in), Ford Ranger Raptor (picape), Ford Mustang GT Performance (esportivo), Volvo EX30 (elétrico) e Chevrolet Blazer EV (elétrico premium).
Stellantis promove dois executivos – A Stellantis anunciou a chegada de Dulcinéia Caldeira Brant para a vice-presidência sênior de compras, substituindo Juliano Almeida. A executiva reportará diretamente a Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Com 28 anos de experiência no setor automotivo, Dulcinéia é formada em administração de empresas e possui MBA em gestão empresarial.
Juliano Almeida assume a nova posição global de senior vice president direct material purchasing chassis and adaptation. Engenheiro mecânico com ênfase em mecatrônica, possui MBA em negócios e mestrado em engenharia de materiais.