quarta-feira, 27 novembro , 2024
28 C
Recife

Scania inicia parceria sustentável com Marquise Ambiental com caminhões movidos a biometano

Marquise Ambiental recebe os primeiros caminhões coletores movidos a gás natural e biometano, marcando um passo decisivo em direção a operações mais sustentáveis em Fortaleza e Osasco.

A Marquise Ambiental, em parceria com a Scania, inicia a operação de caminhões coletores movidos a biometano e gás natural, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e inovação no transporte urbano.

Na última quarta-feira (27), a Scania entregou os primeiros caminhões coletores movidos a biometano e gás natural comprimido (GNC) para a Marquise Ambiental. A entrega, realizada na fábrica da Scania durante a Semana do Transporte Sustentável, marca o início de um projeto piloto nas cidades de Fortaleza (CE) e Osasco (SP), com apoio da Casa Scania Conterrânea no Ceará e da Casa Scania Codema em São Paulo.

- Publicidade -

Os veículos escolhidos são os modelos Scania P 280 XT, equipados com motor Euro 6, que atendem às normas mais rígidas de emissões, e possuem tecnologia compatível com biometano e gás natural em qualquer proporção. Cada caminhão conta com oito cilindros que armazenam até 230 metros cúbicos de gás, garantindo autonomia suficiente para operações urbanas de coleta de resíduos.

Além destes três veículos iniciais, a Marquise Ambiental já contratou a aquisição de mais 18 unidades, com entregas programadas para 2025. A iniciativa está alinhada ao compromisso da empresa em adotar soluções sustentáveis e promover um ciclo completo em que o resíduo coletado é transformado em combustível renovável, abastecendo a própria frota.

A parceria destaca o papel do biometano como combustível do futuro, conforme previsto pela Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024). A Marquise Ambiental, pioneira na produção de biometano a partir de resíduos sólidos no Brasil, já opera a GNR Fortaleza, a maior planta de biometano do Norte e Nordeste, consolidando-se como referência em inovação no setor de gestão de resíduos.

- Publicidade -

Segundo Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental, o objetivo é adotar as tecnologias mais avançadas para reduzir o impacto ambiental. “Estamos desenvolvendo uma frota que reflete nosso compromisso com a sustentabilidade, utilizando o biometano produzido a partir dos próprios resíduos que coletamos”, destacou.

Alex Nucci, diretor de vendas da Scania, reforça que a marca lidera a transição para um sistema de transporte mais sustentável no Brasil. “Desde 2019, já comercializamos mais de 1.400 caminhões a gás e biometano. É uma tecnologia confiável, com garantia de fábrica, desempenho consistente e que reduz drasticamente as emissões de gases de efeito estufa”, explicou.

Os benefícios do biometano vão além da redução de até 90% das emissões de gases de efeito estufa, destacando-se também pela diminuição de poluentes nocivos à saúde, como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado. Além disso, os motores do tipo Ciclo Otto, presentes nos caminhões Scania, são mais silenciosos, proporcionando uma operação mais confortável em áreas urbanas.

- Publicidade -

Com um investimento contínuo em tecnologia e sustentabilidade, a Marquise Ambiental e a Scania estabelecem uma nova referência no mercado de transporte sustentável, alinhando eficiência operacional e redução de impacto ambiental.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn