A Scania, referência global em transporte sustentável, anunciou a inclusão de plástico reciclado, proveniente de garrafas PET, na produção da grade frontal de seus caminhões em São Bernardo do Campo (SP). A medida estima retirar do meio ambiente 1,5 milhão de garrafas por ano, em uma iniciativa de circularidade pioneira na indústria.
Patrícia Acioli, responsável por Sustentabilidade na Scania, explica que a mudança é mais um passo da empresa em direção à sustentabilidade: “Estamos desafiando nosso setor e nossas equipes a pensar de forma inovadora e sustentável.” A adoção do plástico reciclado contribuirá para a produção anual de cerca de 30 mil veículos, um feito que também reforça o compromisso da empresa com a redução de emissões.
O novo processo, iniciado em 2022, envolve a substituição de PET virgem pelo PET reciclado na composição das grades, que são peças frontais dos caminhões, também conhecidas no setor como “T-bone”. Cada peça incorpora cinco quilos de insumos plásticos, dos quais 20% correspondem a PET reciclado. O especialista de Qualidade da Scania, João Krasauskas, salienta que para cada quilo de PET reciclado, cerca de 50 garrafas são reaproveitadas, evitando-se o descarte irregular.
A implementação desta inovação envolve várias parcerias, com destaque para a colaboração com a SABIC, multinacional de produtos químicos e polímeros, que viabilizou a mistura do PET reciclado com o policarbonato, material essencial na composição do plástico utilizado pela Scania. A SABIC adquire o PET de uma recicladora brasileira, que coleta garrafas em diversos pontos do país, processando o material e reintroduzindo-o na cadeia produtiva de forma sustentável. A mistura final (PC/PET) é fornecida para fabricação das grades, completando o ciclo de reciclagem.
Os testes rigorosos para assegurar a qualidade da nova grade foram realizados tanto no Brasil quanto na matriz da Scania, na Suécia, envolvendo verificações de impacto, aderência da pintura e resistência ao envelhecimento. A implementação inicial ocorre exclusivamente no Brasil, mas a Scania estuda expandir essa tecnologia sustentável para suas operações na Europa e na Ásia.
A substituição de PET virgem pelo reciclado também traz uma série de benefícios ambientais além do reaproveitamento de materiais plásticos. O processo reduz em 11% as emissões de CO₂ por quilo de material produzido, economiza 16% de energia, e evita o descarte de 62 toneladas anuais de CO₂, considerando a eliminação do transporte marítimo do PET importado dos Estados Unidos e a redução do descarte de resíduos.
Outro ponto relevante do projeto é o foco no resíduo pós-consumo, que representa um dos principais desafios de descarte de embalagens plásticas. Estima-se que aproximadamente meio trilhão de garrafas PET sejam consumidas anualmente no mundo, com cerca de 1.500 descartadas por segundo. A Scania, ao adotar uma prática circular, contribui para reduzir esse impacto, trazendo uma alternativa prática e inovadora para um dos maiores problemas ambientais atuais.