O Grupo Volkswagen e a thyssenkrupp Steel assinaram um memorando de entendimento para o fornecimento de aço com redução de CO₂, uma solução inovadora que ajudará a montadora a atingir suas metas climáticas e descarbonizar a cadeia de suprimentos.
Em um movimento estratégico em direção à sustentabilidade, a thyssenkrupp Steel e o Grupo Volkswagen anunciaram uma parceria que visa o fornecimento de aço com redução de CO₂ para a produção de veículos. A assinatura do memorando de entendimento (MoU) ocorreu durante a Feira Internacional de Fornecedores (IZB), em Wolfsburg, Alemanha. A colaboração tem como objetivo a utilização do aço bluemint®, um material com menor pegada de carbono, que será produzido na futura planta de redução direta da thyssenkrupp Steel, que entrará em operação em 2027.
O aço bluemint® é um aço de baixo carbono que pode ser certificado como LESS A (Low Carbon Steel), um selo que indica que a produção deste aço resulta em quase nenhuma emissão de carbono. A produção do aço será realizada com hidrogênio e eletricidade verde, com o uso de hidrogênio 100% renovável a longo prazo, o que representa um avanço significativo na descarbonização da indústria do aço, tradicionalmente uma das maiores fontes de emissões de CO₂.
Para o Grupo Volkswagen, o uso desse aço será essencial na redução das emissões de CO₂ na cadeia de suprimentos (Escopo 3), um dos principais desafios na indústria automotiva para atingir as metas de neutralidade de carbono. Estima-se que até 20% das emissões de um veículo elétrico sejam originadas pelo aço utilizado em sua produção, tornando a escolha de material com menor impacto ambiental uma ação crucial para a marca.
A planta de redução direta da thyssenkrupp Steel começará sua operação com gás natural como agente redutor, mas será progressivamente convertida para o uso de hidrogênio, uma fonte de energia limpa. Esse processo inovador permitirá a produção de aço com uma pegada de carbono muito menor do que a produção convencional, posicionando as duas empresas na vanguarda da mobilidade sustentável. A entrega do aço bluemint® está prevista para começar em 2028, com a expansão gradual ao longo dos anos seguintes.
A parceria entre o Grupo Volkswagen e a thyssenkrupp Steel também tem um forte foco em inovação para a eletromobilidade. O aço leve e altamente resistente, como o aço formado a quente, é crucial para a construção de veículos elétricos, que exigem mais aço devido ao peso das baterias de grande capacidade. Além disso, a parceria visa otimizar a produção de componentes estruturais e sistemas de propulsão elétrica, essenciais para a transição para veículos mais eficientes e ecológicos.
O aço de baixo carbono também pode ser crucial para o setor de construção leve, uma tecnologia que vem sendo implementada para tornar os veículos mais seguros e eficientes. Com mais de 80% dos veículos sendo compostos por componentes de aço, a capacidade de usar aço de baixo carbono não só ajudará a indústria a atender aos desafios climáticos, mas também contribuirá para a segurança e eficiência energética dos automóveis.
Dirk Große-Loheide, membro do Conselho de Administração da Volkswagen, destacou que a descarbonização das cadeias de suprimentos será essencial para atingir a meta de neutralidade de carbono até 2050. A colaboração com a thyssenkrupp Steel é uma etapa fundamental nesse processo, permitindo ao Grupo Volkswagen oferecer veículos com menor impacto ambiental e ajudando a indústria a caminhar para um futuro mais sustentável.
Essa parceria marca um passo importante para a mobilidade do futuro, demonstrando como a colaboração entre empresas pode gerar soluções inovadoras e sustentáveis para a indústria automotiva, impactando positivamente tanto o meio ambiente quanto a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores.