quarta-feira, 18 dezembro , 2024
28 C
Recife

Stellantis e Zeta Energy anunciam parceria para baterias de lítio-enxofre, com foco em redução de custo

A nova tecnologia de baterias de lítio-enxofre, fruto da parceria entre Stellantis e Zeta Energy, promete reduzir os custos de veículos elétricos e aumentar a acessibilidade, com preços até 50% mais baixos por kWh.

Stellantis e Zeta Energy firmam um acordo inovador para o desenvolvimento de baterias de lítio-enxofre, uma tecnologia que poderá reduzir drasticamente o custo dos veículos elétricos, com preços de baterias inferiores à metade do valor atual.

A Stellantis e a Zeta Energy anunciaram uma parceria estratégica com o objetivo de desenvolver baterias de lítio-enxofre para veículos elétricos (EVs). A grande vantagem dessa nova tecnologia é sua capacidade de reduzir significativamente o custo das baterias, com um preço por kWh estimado em menos da metade do valor das atuais baterias de íons de lítio. Para os consumidores, isso significa um grande passo para tornar os veículos elétricos mais acessíveis.

- Publicidade -

A principal inovação trazida pela colaboração é a densidade de energia gravimétrica das baterias de lítio-enxofre, que é revolucionária, permitindo baterias mais leves e com o mesmo desempenho das tecnologias atuais. Com isso, os consumidores terão maior autonomia e desempenho aprimorado sem comprometer o custo. A expectativa é que o custo reduzido das baterias impacte diretamente no preço final dos carros elétricos, facilitando a transição para a eletrificação e tornando os EVs mais acessíveis ao público em geral.

Tom Pilette, CEO da Zeta Energy, destacou que a parceria tem o potencial de transformar o mercado de veículos elétricos, ao oferecer uma solução mais econômica, com menor impacto ambiental. A Zeta Energy utiliza enxofre, um material amplamente disponível e barato, para substituir materiais caros como cobalto e níquel, garantindo não só um custo mais baixo, mas também maior sustentabilidade.

A Stellantis, por meio de seu diretor de engenharia e tecnologia, Ned Curic, ressaltou que o foco da parceria está em tornar os veículos elétricos não apenas mais acessíveis, mas também mais eficientes, atendendo à demanda global por carros mais baratos e com menor impacto ambiental. O objetivo da empresa é atingir a neutralidade de carbono até 2038, e a inovação nas baterias é um passo fundamental para alcançar esse compromisso.

- Publicidade -

Além da redução de custos, a nova tecnologia também promete melhorar a velocidade de recarga em até 50%, um avanço importante para a experiência do consumidor, que poderá usufruir de um processo de carregamento mais rápido e conveniente.

A produção das baterias será realizada dentro da infraestrutura das gigafábricas existentes, aproveitando cadeias de suprimento curtas e locais, principalmente na Europa e na América do Norte, o que também contribuirá para a redução dos custos de produção.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno