Pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia Daegu Gyeongbuk (DGIST), na Coreia do Sul, desenvolveram uma inovadora bateria de lítio metálico que combina alta segurança e durabilidade, prometendo revolucionar o mercado de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia.
As baterias de lítio metálico têm sido apontadas como o futuro do armazenamento de energia, especialmente em aplicações como veículos elétricos e sistemas de grande escala. Com capacidade de armazenar até o dobro de energia das baterias de íons de lítio atuais, essas baterias de estado sólido enfrentam desafios relacionados à segurança e durabilidade.
Para superar essas limitações, a equipe liderada pelo pesquisador Heesoo Lim desenvolveu um protótipo de bateria com um eletrólito de camada tripla, que oferece uma solução eficaz para evitar incêndios e explosões. As três camadas desempenham funções específicas:
- Proteção contra incêndios: O eletrólito incorpora uma substância chamada DBDPE (decabromodifenil etano), que previne a combustão.
- Resistência estrutural: A presença de zeólitas aumenta a durabilidade do eletrólito.
- Facilidade de movimentação iônica: Um sal de lítio (LiTFSI) em alta concentração melhora a eficiência no transporte de íons, essencial para o desempenho da bateria.
Os primeiros testes revelaram que a bateria mantém 87,9% de sua capacidade após 1.000 ciclos de carga e descarga, um avanço em relação às baterias convencionais, que retêm apenas 70-80% de desempenho nesse mesmo período. Isso coloca o protótipo em condições promissoras para comercialização.
Outro destaque é a capacidade de autoextinção do material em caso de incêndio, uma característica revolucionária. Hoje, incêndios em baterias de íons de lítio exigem que bombeiros simplesmente aguardem o esgotamento do material combustível. Com essa nova tecnologia, a segurança operacional é significativamente ampliada.
Além de maior durabilidade, a bateria também resolve um dos maiores desafios das baterias de lítio metálico: a formação de dendritos, estruturas irregulares que podem interromper conexões internas e causar falhas ou incêndios. A estrutura de camada tripla elimina esse problema, garantindo maior confiabilidade.
Segundo o professor Jae Hyun Kim, coautor da pesquisa, a inovação tem potencial para acelerar a comercialização de baterias de estado sólido, especialmente em setores críticos como o automotivo e o armazenamento de energia renovável.
A pesquisa foi publicada na revista Small, detalhando a composição e os resultados do protótipo. Os próximos passos envolvem a escalabilidade da produção e testes em aplicações práticas, abrindo caminho para uma nova geração de dispositivos de armazenamento de energia mais seguros e eficientes.