quinta-feira, 30 janeiro , 2025
28 C
Recife

Fiat Grande Panda estreia na Europa com motor híbrido e itens do Jeep Compass

A Fiat lança na Europa o Grande Panda, que chega ao Brasil com motorização híbrida e recursos de SUVs como o Jeep Compass, substituindo os modelos Mobi e Argo.

O Fiat Grande Panda foi lançado oficialmente na Europa, trazendo consigo um motor híbrido inovador e equipamentos que, em breve, serão vistos no Brasil no Jeep Compass. O modelo substitui os populares Mobi e Argo e deverá ser uma das grandes apostas da Fiat para o mercado nacional até 2026, com versões híbridas e elétricas.

A quarta geração do Panda foi desenvolvida sobre a plataforma STLA Smart Car, uma base que se assemelha à utilizada no Citroën C3 e no C3 Aircross, mas com proporções mais próximas às dos SUVs compactos. Com 3,99 metros de comprimento, o novo Panda exibe linhas mais marcantes, um design inspirado no modelo da década de 1980, e oferece versões elétricas e híbridas, com motorização que antecipa o que veremos no Jeep Compass e no Commander híbrido no Brasil em 2025.

- Publicidade -

A versão elétrica do Fiat Grande Panda é equipada com um motor de 113 cv de potência e uma bateria de 44 kWh, oferecendo 320 km de autonomia no ciclo WLTP, com um desempenho de 0 a 100 km/h em 11 segundos. O carregamento rápido de até 100 kW garante 80% da carga em apenas 27 minutos. Já a configuração híbrida (MHEV) apresenta um motor 1.2 turbo de três cilindros, com 100 cv de potência, aliado a uma bateria de 48 Volts, proporcionando maior eficiência e menores emissões.

O modelo oferece uma gama de equipamentos de assistência ao condutor desde a versão de entrada, como controle de cruzeiro, assistência de estacionamento, freio de segurança ativo e manutenção de faixa. A versão topo de linha é equipada com central multimídia de 10,25 polegadas, painel digital de 10 polegadas, câmera de ré, entre outros recursos.

A previsão é que o Fiat Grande Panda chegue ao Brasil entre 2025 e 2026, com a produção sendo realizada em Betim (MG). O modelo poderá trazer uma nova geração do Argo, mantendo o nome ou adotando outras denominações, como Panda ou até Uno, dependendo da estratégia da Fiat. Versões aventureiras com tração 4×4 também estão sendo estudadas, com possibilidade de uma versão elétrica ou a combustão.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn