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Fiat Pulse com tecnologia híbrida acessível – Vale a pena?

Equipado com o sistema MHEV Bio-Hybrid da Stellantis, o SUV compacto melhora consumo e suaviza a condução sem alterar potência ou torque.

O Fiat Pulse Hybrid estreia no Brasil como uma das opções mais acessíveis de eletrificação, utilizando o sistema híbrido-leve Bio-Hybrid. Combinando um motor 1.0 Turbo flex e um gerador elétrico de 4 cv, ele promete mais eficiência sem alterar a experiência de condução.

O Fiat Pulse Hybrid chegou ao mercado brasileiro no final de 2024, trazendo a tecnologia MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), batizada pela Stellantis de Bio-Hybrid. Diferente dos híbridos plenos ou plug-in, o sistema não impulsiona o carro sozinho, mas auxilia o motor a combustão em arrancadas e retomadas, reduzindo consumo e emissões.

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A tecnologia emprega duas baterias de 12V: uma convencional de chumbo-ácido e outra de íons de lítio. O motor elétrico de 3 kW (4 cv) substitui o alternador e o motor de partida, desempenhando funções como desligamento do motor em paradas, assistência em acelerações e recuperação de energia nas desacelerações.

Sob o capô, o Pulse Hybrid mantém o motor 1.0 Turbo T200 Flex, que entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque, acoplado ao câmbio CVT. O diferencial está na calibração otimizada, que permite operar em rotações mais baixas, tornando a condução mais silenciosa e eficiente. A suspensão e a direção seguem o padrão do modelo tradicional, mas a Fiat aprimorou o isolamento acústico, deixando o interior mais refinado.

Nos testes realizados em Pernambuco, o Pulse Hybrid registrou consumo médio de 10,3 km/l na cidade com gasolina, podendo chegar a 12 km/l dependendo do trânsito e do estilo de direção. Na estrada, o desempenho surpreendeu, alcançando 15,3 km/l, superando os 14,4 km/l divulgados pelo Inmetro. Apesar dos bons números, o modelo fica atrás dos híbridos plenos no ciclo urbano, onde veículos como o Corolla Hybrid rodam mais tempo no modo elétrico, atingindo 18,5 km/l na cidade.

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Internamente, o Pulse Hybrid mantém o mesmo design das versões convencionais, com painel digital que exibe informações sobre o fluxo de energia. A central multimídia de 10,1 polegadas continua sendo um dos destaques, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. No entanto, o sistema start/stop não pode ser desativado, o que pode ser incômodo em dias quentes, já que o ar-condicionado depende do motor a combustão.

O modelo chega ao mercado com preços a partir de R$ 129.990 na versão Audace e R$ 144.990 na Impetus Hybrid, a mesma versão utilizada nos testes. A diferença para as versões não híbridas é de apenas R$ 6.000, tornando-o um dos eletrificados mais acessíveis do Brasil.

Para quem busca um primeiro contato com eletrificação sem pagar muito mais por isso, o Pulse Hybrid é uma escolha interessante. Ele oferece melhor consumo urbano, condução mais refinada e mantém o desempenho das versões tradicionais. No entanto, quem espera uma experiência híbrida completa pode se frustrar, já que o sistema Bio-Hybrid não permite rodar exclusivamente no modo elétrico.

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Avaliação do Pulse Híbrido.

Motor: 4/5

O motor 1.0 Turbo T200 Flex entrega bom desempenho, com 130 cv e 20,4 kgfm de torque. A ajuda do sistema híbrido melhora a eficiência, especialmente em baixa rotação, mas o conjunto não altera potência ou torque em comparação com versões tradicionais.

Transmissão: 4/5

O câmbio CVT é um ponto positivo por ser suave, contribuindo para uma condução refinada. A transição entre os modos de funcionamento do sistema híbrido é bem gerida, sem impacto negativo no desempenho.

Itens de Série: 4/5

A central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio é um grande destaque, mas o sistema start/stop não pode ser desativado, o que pode ser incômodo em situações de calor, pois o ar-condicionado depende do motor a combustão.

Espaço Interno: 4/5

O interior segue o padrão das versões convencionais do Pulse, com bom espaço e praticidade. Embora não haja mudanças significativas, ele acomoda bem os ocupantes e oferece conforto.

Conforto: 4/5

O Pulse Hybrid apresenta uma condução mais refinada devido ao investimento em isolamento acústico. A suavidade do motor e o auxílio do sistema híbrido contribuem para um ambiente mais agradável.

Segurança: 4/5

Apesar de ser bem equilibrado para o seu segmento, a segurança não é um destaque do modelo. Não há grandes inovações em termos de assistentes de condução ou recursos adicionais, o que limita sua vantagem frente a concorrentes mais equipados.

Eficiência energética: 4/5

Com a média de 10,3 km/l na cidade e até 15,3 km/l na estrada, o Pulse Hybrid apresenta bom consumo, especialmente em rodovias. No entanto, fica atrás dos híbridos plenos em termos de economia urbana, onde os motores elétricos conseguem se destacar mais.

Manutenção: 4/5

A manutenção do Pulse Hybrid deve ser similar à das versões convencionais, sem grandes diferenciais, já que o sistema híbrido é mais simples. Contudo, o custo adicional para o sistema híbrido pode ser um fator a ser considerado.

Design: 4/5

O design segue a linha do Pulse convencional, com algumas alterações sutis. Apesar de não ser revolucionário, o visual continua atraente e moderno, alinhado com a proposta do modelo.

Conectividade: 5/5

A central multimídia é um dos pontos fortes do modelo, oferecendo uma excelente integração com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de outras opções de conectividade de alta qualidade.

Custo x Benefícios: 4/5

Apesar da diferença de R$ 6.000 em relação às versões convencionais, o Pulse Hybrid continua sendo uma das opções mais acessíveis entre os veículos eletrificados no Brasil. Oferece uma boa relação custo-benefício, especialmente para quem busca um primeiro contato com a eletrificação.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE®

Motor
Transmissão
Itens de Série
Conforto
Segurança
Eficiência energética
Manutenção
Design
Conectividade
Custo X benefício

Resumo

O Fiat Pulse Hybrid é uma boa opção para quem deseja começar a explorar a eletrificação com um custo acessível. No entanto, se você espera uma experiência híbrida plena, o modelo pode não ser o ideal. A proposta é interessante, com bom desempenho, conforto e conectividade, mas o sistema híbrido leve tem limitações em comparação aos modelos híbridos plenos.

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