A ZF está revolucionando a indústria automotiva ao equipar o NIO ET9, SUV elétrico de luxo da fabricante chinesa, com sua mais recente tecnologia steer-by-wire. O sistema elimina a conexão mecânica entre o volante e as rodas, permitindo um controle mais preciso da direção e adaptando a experiência de condução às necessidades do motorista.
O steer-by-wire da ZF é um sistema de direção eletrônica sem componentes mecânicos tradicionais, utilizando um atuador de volante para interpretar os comandos do condutor e transmitir os movimentos às rodas dianteiras por meio de sensores e acionamento elétrico. Esse avanço não apenas melhora a dirigibilidade, mas também reduz a necessidade de esforço ao estacionar, melhora a estabilidade em altas velocidades e aumenta a segurança em caso de colisões, pois elimina a coluna de direção tradicional.
A NIO aposta na inovação da ZF para oferecer um nível superior de conforto e precisão dinâmica. Danilo Teobaldi, engenheiro-chefe da NIO, destaca que a tecnologia é fundamental para veículos definidos por software, permitindo ajustes personalizados na resposta da direção e facilitando o desenvolvimento de novos conceitos de cockpit, com volantes mais compactos e ergonômicos.
A parceria entre a NIO e a ZF começou em 2022 e, desde então, evoluiu para a implementação industrial da tecnologia steer-by-wire. Essa solução traz benefícios tanto para veículos elétricos quanto para modelos automatizados, pois permite a calibração do comportamento dinâmico do carro em diferentes condições de direção, melhorando a interação do motorista com o veículo.
Com o steer-by-wire, a experiência ao volante se torna ainda mais sofisticada. O sistema ajusta automaticamente a relação de direção conforme a velocidade, reduzindo o ângulo necessário para esterçar as rodas e proporcionando uma condução mais fluida. Em velocidades mais altas, a tecnologia garante maior estabilidade e precisão, enquanto em baixas velocidades facilita manobras em espaços reduzidos.
A tecnologia também pode ser combinada ao sistema de direção traseira mecatrônica AKC (Active Kinematics Control) da ZF, que melhora ainda mais a dirigibilidade e reduz o raio de giro de veículos com entre-eixos longos, tornando-os mais ágeis e confortáveis.
Além da parceria com a NIO, a ZF já garantiu contratos com outras grandes montadoras globais para implementar o steer-by-wire em escala industrial. O crescimento da demanda por sistemas eletrônicos avançados reafirma a estratégia da empresa de atuar como protagonista na era dos veículos definidos por software, oferecendo soluções completas de controle dinâmico de direção, frenagem e suspensão.
A reorganização interna da ZF, consolidando sua Divisão de Soluções de Chassis, foi um passo estratégico para maximizar seu portfólio de tecnologias by-wire, que eliminam a necessidade de conexões mecânicas e fluidos hidráulicos. Em janeiro de 2024, a empresa anunciou um grande contrato para fornecer sistemas de frenagem brake-by-wire para quase cinco milhões de veículos de uma montadora global, reforçando sua posição como referência no setor automotivo.
Com essas inovações, a ZF não apenas antecipa as demandas do mercado, mas também define os padrões para o futuro da mobilidade inteligente, consolidando-se como líder no desenvolvimento de chassis eletrônicos de alta performance para veículos elétricos e autônomos.