sexta-feira, 9 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Allianz Seguros reforça economia circular e recicla 1,4 mil toneladas de materiais automotivos

Seguradora amplia iniciativas sustentáveis, promovendo reciclagem de materiais automotivos e destinando recursos para projetos sociais na zona leste de São Paulo.

A Allianz Seguros tem fortalecido sua atuação na economia circular ao ampliar a reciclagem de materiais provenientes de veículos sinistrados. Entre 2023 e 2024, a seguradora aumentou em 10% o volume de peças e componentes reaproveitados, atingindo 1,4 mil toneladas. Além da redução do impacto ambiental, os recursos obtidos são direcionados a projetos sociais, reforçando o compromisso ESG da empresa.

A economia circular vem ganhando força no setor automotivo, e a Allianz Seguros tem implementado processos estruturados para garantir a destinação correta dos materiais de veículos segurados com perda total ou parcial. Nos casos de perda parcial, a seguradora exige que suas oficinas referenciadas adotem práticas sustentáveis, como a separação e destinação apropriada de resíduos automotivos.

- Publicidade -

Para automóveis com perda total, a Allianz encaminha os veículos a recicladoras especializadas, onde os componentes são desmontados e classificados por tipo de material, como aço, alumínio, vidro, plásticos e estofados. Esses itens são então reaproveitados por indústrias como siderúrgicas, fundições e fabricantes de borracha. Segundo Renato Roperto, diretor executivo de Sinistros da Allianz Seguros, o aço, por exemplo, é derretido e transformado em nova matéria-prima, enquanto outros componentes retornam ao mercado na forma de solados de sapatos e peças remanufaturadas. O processo inclui um certificado de destinação do material, garantindo transparência e rastreabilidade.

De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), a reutilização de peças pode reduzir em até 60% as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção de novas autopeças. Esse dado reforça a importância da iniciativa da Allianz no contexto ESG. Além do benefício ambiental, a Allianz Seguros destina os recursos obtidos com a reciclagem à Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz (ABA), localizada na zona leste de São Paulo. Essa contribuição apoia projetos sociais voltados à educação e inclusão social.

Outro destaque da iniciativa da Allianz é a reciclagem de vidros provenientes de sinistros. Em parceria com empresas especializadas, a seguradora separa materiais como metal, borracha e polivinil butiral (PVB) para garantir que 100% da sucata seja reaproveitada. Em 2024, 5,6 mil toneladas de vidros foram recicladas, sendo destinadas principalmente à fabricação de novas embalagens industriais.

- Publicidade -

“Ao seguir os preceitos ESG, unimos negócios, práticas ambientais e impacto social para criar um círculo virtuoso. Nossa atuação sustentável fortalece nossos parceiros e gera efeitos positivos para a comunidade da ABA, nosso principal projeto social”, afirma Elysangella Nunes, superintendente de Comunicação e Sustentabilidade da Allianz Seguros.

Com essas ações, a Allianz reforça seu compromisso com um futuro mais sustentável, provando que inovação e responsabilidade ambiental podem caminhar juntas no setor automotivo.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008