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Caminhões sob medida: Mercedes-Benz expande fábrica e aposta na personalização

Com novo espaço dedicado a veículos elétricos, Custom Tailored Center pode dobrar a capacidade produtiva, garantindo rapidez e inovação na personalização de caminhões e ônibus.

A Mercedes-Benz do Brasil segue inovando no atendimento personalizado a seus clientes e acaba de ampliar a área do Custom Tailored Center (CTC) em São Bernardo do Campo (SP). A novidade inclui um espaço exclusivo para veículos elétricos e potencializa a capacidade produtiva, permitindo que mais caminhões e ônibus saiam de fábrica já adaptados às necessidades do mercado.

A customização de veículos comerciais tornou-se um diferencial estratégico da Mercedes-Benz do Brasil, que já produziu mais de 15.000 caminhões personalizados desde a criação do Custom Tailored Center (CTC), em 2015. Com a ampliação da unidade, a marca prevê um aumento significativo na produtividade, permitindo um atendimento mais ágil e eficiente às demandas específicas dos clientes.

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Segundo Erica Daumichen, vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil, a modernização do CTC permitirá reduzir o tempo de customização, otimizando o processo e garantindo entregas mais rápidas. Além disso, a nova área da fábrica contará com um espaço exclusivo para a adaptação de veículos elétricos, um segmento que cresce no Brasil e no mundo.

A customização atende tanto ao mercado interno quanto às exportações. Do total de veículos já adaptados no CTC, 11.500 caminhões foram comercializados no Brasil e 3.500 exportados, sendo que metade foi destinada à América Latina e a outra parte para diversos continentes. Com a expansão, a Mercedes-Benz planeja manter 80% da produção voltada para o mercado nacional, 15% para países da América Latina e 5% para outros destinos internacionais.

O processo de personalização envolve diferentes setores da empresa, como Engenharia, Produção, Logística, Vendas e Estratégia de Produto. O modelo de negócios permite que o cliente receba o veículo já adaptado de fábrica, com garantia e suporte técnico da marca, evitando a necessidade de modificações em terceiros. Algumas soluções desenvolvidas no CTC acabam se tornando itens de série, como ocorreu com o Pacote Robustez, que originalmente foi criado para o Atego em aplicações severas fora de estrada e hoje pode ser instalado diretamente na linha de montagem.

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Entre os modelos customizados no CTC, destaca-se o Actros Evolution “Estrela Delas”, voltado para caminhoneiras e que oferece itens exclusivos, como vaso sanitário na cabine, ducha higiênica, TV e saias laterais. Já o Arocs 4051 8×4 Madeireiro foi desenvolvido para operações de transporte de madeira e agora conta com cabina leito e escape vertical. Outra novidade é o Atego 1719 Full Air, primeiro caminhão da Mercedes-Benz a sair de fábrica com suspensão pneumática nos dois eixos, ideal para o transporte de bebidas em terrenos irregulares.

No segmento fora de estrada, o Arocs 8×4 para mineração recebeu reforços como proteção para tampa de combustível e ARLA 32, sensor de fadiga e preparação para câmeras de monitoramento. Além disso, a empresa desenvolveu kits específicos para setores como canavieiro, madeireiro e construção civil, permitindo que os caminhões já saiam de fábrica prontos para aplicações severas.

O CTC também avança na eletrificação, desenvolvendo uma plataforma para ônibus elétricos que facilita o trabalho dos encarroçadores. Esse avanço coloca a Mercedes-Benz na vanguarda das soluções sustentáveis para o transporte público.

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Com a expansão do Custom Tailored Center, a Mercedes-Benz reforça sua estratégia de inovação e atendimento sob medida, garantindo que cada cliente receba um veículo perfeitamente adequado às suas necessidades. A empresa aposta na personalização, eficiência e novas tecnologias, consolidando sua posição de referência no mercado de caminhões e ônibus.

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