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ZF avança com realinhamento estratégico

Com desafios no setor automotivo, a empresa alemã aposta em realinhamento estratégico e joint ventures para retomar o crescimento.

A ZF Friedrichshafen AG registrou uma queda de 11% em suas vendas no ano fiscal de 2024, totalizando 41,4 bilhões de euros. A retração é atribuída à desvinculação da linha de montagem de eixos de carros de passeio e à desaceleração econômica global. Em resposta, a empresa intensifica sua estratégia de reestruturação e aposta em novas joint ventures para fortalecer sua presença no setor.

O ano de 2024 foi desafiador para a ZF Friedrichshafen AG, que viu suas vendas caírem de 46,6 bilhões de euros em 2023 para 41,4 bilhões de euros no último exercício fiscal. O declínio nominal de 11% é parcialmente atribuído ao impacto único da desvinculação da linha de montagem de eixos de carros de passeio, que representava 2,6 bilhões de euros em receitas. Ajustado para fusões, aquisições e variações cambiais, a retração orgânica foi de aproximadamente 3%.

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O EBIT ajustado da empresa totalizou 1,5 bilhão de euros, com uma margem de 3,6%, abaixo dos 5,1% registrados em 2023. O CFO Michael Frick destacou que os números estão alinhados com a previsão revisada divulgada em setembro de 2024. Segundo ele, os desafios econômicos e a pressão da transformação digital e energética impactaram diretamente os resultados.

Para enfrentar esse cenário, a ZF seguiu implementando sua estratégia “Fortalecendo pontos fortes – Desbloqueando o potencial”. O CEO Holger Klein enfatizou que a empresa está comprometida com a redução da dívida e a construção de um ecossistema de mobilidade mais ágil e lucrativo. “Estamos vendo os primeiros sinais positivos desse caminho, e vamos segui-lo com coragem e consistência”, afirmou Klein.

Novas parcerias estratégicas
A ZF ampliou sua estratégia de parcerias para fortalecer divisões estratégicas. Em 2024, a empresa consolidou a joint venture ZF Foxconn Chassis Modules GmbH, em colaboração com a Foxconn, voltada para sistemas de chassis de carros de passeio. Além disso, transferiu sua parceria com a desenvolvedora de software KPIT Technologies para a nova empresa independente Qorix, que já firmou parceria com a Qualcomm para aplicação de middleware em seus chips automotivos.

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Além disso, a unidade de negócios de segurança passiva, desmembrada desde 2022, agora opera de forma independente como ZF LIFETEC, ampliando sua atuação no mercado global.

Impacto na força de trabalho e estruturação interna
Em resposta às mudanças de mercado, a ZF implementou ajustes em sua estrutura operacional, o que resultou na redução de cerca de 4 mil postos de trabalho na Alemanha, totalizando um quadro de 161.631 funcionários em todo o mundo. Segundo Klein, a empresa busca preservar o máximo de empregos, mas ajustes são necessários para manter a competitividade.

Perspectivas para 2025
Diante da continuidade de um crescimento econômico fraco, a ZF prevê receitas acima de 40 bilhões de euros em 2025, com margem EBIT ajustada entre 3,0% e 4,0%. A empresa espera que as ações de reestruturação implementadas em 2024 comecem a surtir efeito nos próximos anos.

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Entre os destaques, a ZF aposta no avanço das tecnologias brake-by-wire e steer-by-wire, soluções inovadoras que eliminam conexões mecânicas entre volante e rodas, garantindo maior eficiência e segurança nos veículos. A empresa já garantiu contratos para fornecimento dessas tecnologias para uma grande montadora norte-americana e para o modelo elétrico ET9 da Nio, na China.

A aposta da ZF em sistemas de mobilidade eletrificada e digitalizada reforça sua estratégia de longo prazo, alinhada às demandas do setor automotivo global.

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