A Audi do Brasil inicia a pré-venda do novo RS 3, disponível nas versões Sedan e Sedan Track, que aliam sofisticação, alta tecnologia e uma performance de tirar o fôlego, com destaque para o tempo recorde em Nürburgring e uma experiência de condução visceral.
O novo Audi RS 3 desembarca oficialmente no mercado brasileiro em duas versões de tirar o fôlego: RS 3 Sedan e RS 3 Sedan Track, trazendo consigo o que há de mais avançado em tecnologia de condução e desempenho esportivo. Mais do que números impressionantes — como os 400 cv e o 0 a 100 km/h em 3,8 segundos — o modelo é uma verdadeira ode à performance, refinada ao extremo pela engenharia alemã.
Durante nossa avaliação na pista do Autódromo Panamericano, o RS 3 mostrou por que é o único modelo de sua categoria no Brasil a romper a barreira dos 4 segundos no sprint até os 100 km/h. Aceleradas fortes e curvas fechadas revelaram um carro que entrega controle total ao condutor, com reações precisas, frenagens confiáveis e comportamento arisco quando provocado — especialmente no modo RS Torque Rear, que permite leves sobresterços, simulando o comportamento de um carro com tração traseira.
O motor 2.5 litros TFSI de cinco cilindros, já um ícone da Audi Sport, apresenta ronco encorpado e respostas imediatas. A tração quattro aliada ao câmbio S tronic de 7 marchas permite extrair o máximo do conjunto mecânico, enquanto a eletrônica embarcada cuida para que a emoção não ultrapasse os limites da física.
Outro destaque é a nova calibração da suspensão RS adaptativa, que se mostrou firme e responsiva, garantindo estabilidade em alta velocidade e conforto surpreendente em uso urbano. A precisão ao entrar e sair das curvas é milimétrica, graças ao sistema de vetorização de torque, que distribui a força entre as rodas traseiras conforme a necessidade.
A versão Track, que testamos com mais atenção, amplia a sensação de esportividade ao incorporar itens em fibra de carbono, freios de cerâmica, bancos concha e detalhes de acabamento exclusivos. Nas retas da pista, ele atinge velocidades com facilidade impressionante e responde com serenidade mesmo em frenagens abruptas.
Internamente, o ambiente é envolvente e high-tech. O Audi Virtual Cockpit Plus e o sistema multimídia central trazem todas as informações que o condutor precisa, incluindo dados em tempo real sobre forças G, potência, torque e até tempos de volta, essenciais para quem deseja se aventurar em track days.
A posição de dirigir é perfeita, com bancos que abraçam o corpo e comandos acessíveis. O volante com botão RS permite alternar rapidamente entre os modos Performance e Individual, adaptando o carro para pista ou cidade com um simples toque.
Visualmente, o RS 3 chama atenção pela dianteira agressiva, rodas exclusivas de 19 polegadas, lanternas com efeitos dinâmicos e acabamentos que variam entre preto brilhante e fibra de carbono. Tudo isso com a garantia de que estamos diante de um verdadeiro esportivo — e não apenas um sedã apimentado.
A Audi acerta em cheio ao trazer um modelo com esse nível de performance, oferecendo duas configurações que equilibram bem o uso diário com a possibilidade de levá-lo direto para o circuito. O RS 3 não é só rápido: é divertido, preciso e, acima de tudo, emocionante.
Com preços que partem de R$ 659.990,00 para o RS 3 Sedan e R$ 714.990,00 para o RS 3 Sedan Track, o modelo se posiciona como referência em esportividade entre os compactos premium, entregando mais do que números: uma experiência automobilística completa.