Durante a feira Rematec, em Amsterdã, Stellantis e Valeo anunciaram o lançamento dos primeiros faróis de LED remanufaturados da Europa e uma nova tela multimídia remanufaturada, reforçando o compromisso das empresas com a economia circular e a redução da pegada de carbono.
A remanufatura — processo industrial padronizado que restaura produtos usados às mesmas especificações e desempenho dos originais — está no centro das estratégias de economia circular das duas empresas. Além de reduzir resíduos e uso de recursos naturais, os produtos oferecem a mesma garantia e qualidade das peças novas.
No caso do farol, trata-se de um avanço inédito na indústria europeia: até 50% dos materiais originais do componente são reutilizados, com destaque para o módulo de LED, parte de alto valor agregado. O resultado? Uma redução de até 70% nas emissões de CO₂ em comparação à produção de uma peça nova, segundo dados da Valeo.
O primeiro modelo a receber o novo farol será o Peugeot 3008, seguido pelo 5008, com lançamento no mercado previsto para o final do primeiro semestre de 2025. Na sequência, o Peugeot 508 também será contemplado com a tecnologia.
Além do farol, Stellantis e Valeo apresentam uma central multimídia remanufaturada, uma peça que normalmente é descartada, apesar de seu alto valor técnico e econômico. A remanufatura dessa tela é realizada no Circular Electronics Lab da Valeo, em Nevers, França — o mesmo laboratório onde já é recondicionada a câmera frontal para sistemas ADAS.
A nova tela será incorporada à linha SUSTAINera da Stellantis a partir de junho de 2025, com aplicações nos modelos Peugeot 308, Citroën C3 e C3 Aircross, DS DS3 Crossback, além dos Opel Grandland X, Corsa e Mokka.
A Valeo, que acumula mais de 40 anos de experiência em remanufatura de componentes como alternadores, motores de partida, compressores de ar-condicionado e volantes de dupla massa, atualmente recondiciona um milhão de peças por ano. O objetivo é dobrar essa capacidade até 2030.
Já a Stellantis oferece, por meio do selo SUSTAINera, um portfólio de mais de 12 mil peças remanufaturadas em mais de 40 categorias de produto. A lista inclui motores, transmissões, baterias de alta tensão para veículos elétricos, unidades eletrônicas de controle e módulos multimídia.
Para Laurence Hansen, Vice-Presidente Sênior de Economia Circular da Stellantis, a expansão do portfólio de remanufatura reafirma o compromisso com a inovação sustentável. “Estamos respondendo à crescente demanda por peças acessíveis e sustentáveis sem abrir mão da qualidade”, afirma.
Christophe Le Ligné, Vice-Presidente de P&D da Valeo e CTO de Iluminação, destaca a importância da ação conjunta. “Sustentabilidade para nós é compromisso com ação. Este novo farol é resultado de trabalho em equipe e inovação industrial, oferecendo ao consumidor um produto ‘como novo’ por um custo menor.”
Tanto a Stellantis quanto a Valeo têm metas ambiciosas para a neutralidade de carbono. A montadora quer zerar suas emissões líquidas até 2038, enquanto a Valeo mira o mesmo objetivo até 2050, por meio do seu programa CAP 50.