segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Mercedes-Benz anuncia direção steer-by-wire: estreia mundial prevista para 2026

Sistema steer-by-wire elimina conexão mecânica entre volante e rodas, promete conforto sem igual e abre espaço para novas experiências ao volante.

A Mercedes-Benz será a primeira montadora alemã a lançar, em 2026, um carro com direção steer-by-wire, tecnologia que substitui a ligação mecânica do volante por sinais elétricos, elevando conforto, segurança e inovação.

A direção steer-by-wire representa uma virada de chave na engenharia automotiva e já tem data para entrar na vida dos motoristas: a partir de 2026, a Mercedes-Benz será a primeira fabricante da Alemanha a disponibilizar a tecnologia em um veículo de produção em série. O sistema elimina o elo físico entre o volante e as rodas dianteiras, transferindo os comandos de direção por meio de cabos elétricos com altíssima precisão.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com isso, o volante deixa de ser apenas um acessório de controle e passa a ser uma plataforma digital de comando e personalização. A ausência do eixo mecânico abre possibilidades inéditas: desde um volante mais achatado, que melhora o espaço interno e a visibilidade do painel, até novas posturas de condução em situações de condução autônoma.

A experiência ao dirigir muda completamente. Em baixas velocidades, como manobras em estacionamento ou em trânsito urbano, a resposta é mais leve e rápida. Em estradas, o sistema torna a direção mais estável e confortável. Como não há mais vibrações do solo sendo transmitidas mecanicamente, imperfeições do asfalto são praticamente anuladas para o motorista.

Esse avanço técnico se soma a outra inovação marcante da marca: a direção nas quatro rodas, com o eixo traseiro podendo esterçar em até 10 graus. A combinação dos dois sistemas torna o veículo mais ágil em curvas fechadas e mais estável em altas velocidades, oferecendo um equilíbrio inédito entre esportividade e conforto.

- Publicidade -

A Mercedes-Benz destaca que a segurança continua sendo prioridade máxima. O steer-by-wire foi projetado com redundância total: são dois caminhos de sinalização, duas unidades de atuação e fontes de energia paralelas. Em caso de falha total, o sistema de esterçamento do eixo traseiro e os freios atuam para garantir a dirigibilidade e a estabilidade do veículo.

O potencial de personalização também é enorme. A eletrônica permite que diferentes perfis de direção sejam criados para cada modelo, marca ou até mesmo motorista. A Mercedes já explora possibilidades como adaptar a direção ao gosto do condutor ou oferecer modos diferentes de condução em um mesmo veículo — mais esportivo, mais suave, ou até mesmo com respostas de videogame em pausas durante viagens.

Ao todo, mais de um milhão de quilômetros de testes já foram percorridos com o steer-by-wire, tanto em bancadas quanto em vias públicas. A robustez do sistema já está validada e pronta para estrear com a confiabilidade que se espera de um Mercedes-Benz.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Essa não é a primeira vez que a marca alemã revoluciona o volante. Desde a introdução da direção com pino-rei, em 1893, até o controle por joystick no conceito F-Cell Roadster de 2009, a Mercedes-Benz sempre esteve na vanguarda das inovações de direção. Com o steer-by-wire, a empresa reafirma seu compromisso com o futuro da mobilidade.


Mecânica Online – Mecânica do jeito que você entende

Steer-by-wire: é um sistema de direção onde não há ligação física entre o volante e as rodas. Em vez disso, sensores e cabos elétricos transmitem os comandos do motorista para os atuadores que direcionam as rodas.

Redundância: é a duplicação de componentes essenciais de um sistema para garantir seu funcionamento mesmo em caso de falhas. No steer-by-wire, há dois caminhos de sinal e duas fontes de energia.

Eixo traseiro esterçante: permite que as rodas traseiras também se movimentem levemente durante curvas, melhorando a agilidade em baixas velocidades e a estabilidade em altas.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil