A Mercedes-Benz será a primeira montadora alemã a lançar, em 2026, um carro com direção steer-by-wire, tecnologia que substitui a ligação mecânica do volante por sinais elétricos, elevando conforto, segurança e inovação.
A direção steer-by-wire representa uma virada de chave na engenharia automotiva e já tem data para entrar na vida dos motoristas: a partir de 2026, a Mercedes-Benz será a primeira fabricante da Alemanha a disponibilizar a tecnologia em um veículo de produção em série. O sistema elimina o elo físico entre o volante e as rodas dianteiras, transferindo os comandos de direção por meio de cabos elétricos com altíssima precisão.
Com isso, o volante deixa de ser apenas um acessório de controle e passa a ser uma plataforma digital de comando e personalização. A ausência do eixo mecânico abre possibilidades inéditas: desde um volante mais achatado, que melhora o espaço interno e a visibilidade do painel, até novas posturas de condução em situações de condução autônoma.
A experiência ao dirigir muda completamente. Em baixas velocidades, como manobras em estacionamento ou em trânsito urbano, a resposta é mais leve e rápida. Em estradas, o sistema torna a direção mais estável e confortável. Como não há mais vibrações do solo sendo transmitidas mecanicamente, imperfeições do asfalto são praticamente anuladas para o motorista.
Esse avanço técnico se soma a outra inovação marcante da marca: a direção nas quatro rodas, com o eixo traseiro podendo esterçar em até 10 graus. A combinação dos dois sistemas torna o veículo mais ágil em curvas fechadas e mais estável em altas velocidades, oferecendo um equilíbrio inédito entre esportividade e conforto.
A Mercedes-Benz destaca que a segurança continua sendo prioridade máxima. O steer-by-wire foi projetado com redundância total: são dois caminhos de sinalização, duas unidades de atuação e fontes de energia paralelas. Em caso de falha total, o sistema de esterçamento do eixo traseiro e os freios atuam para garantir a dirigibilidade e a estabilidade do veículo.
O potencial de personalização também é enorme. A eletrônica permite que diferentes perfis de direção sejam criados para cada modelo, marca ou até mesmo motorista. A Mercedes já explora possibilidades como adaptar a direção ao gosto do condutor ou oferecer modos diferentes de condução em um mesmo veículo — mais esportivo, mais suave, ou até mesmo com respostas de videogame em pausas durante viagens.
Ao todo, mais de um milhão de quilômetros de testes já foram percorridos com o steer-by-wire, tanto em bancadas quanto em vias públicas. A robustez do sistema já está validada e pronta para estrear com a confiabilidade que se espera de um Mercedes-Benz.
Essa não é a primeira vez que a marca alemã revoluciona o volante. Desde a introdução da direção com pino-rei, em 1893, até o controle por joystick no conceito F-Cell Roadster de 2009, a Mercedes-Benz sempre esteve na vanguarda das inovações de direção. Com o steer-by-wire, a empresa reafirma seu compromisso com o futuro da mobilidade.
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Steer-by-wire: é um sistema de direção onde não há ligação física entre o volante e as rodas. Em vez disso, sensores e cabos elétricos transmitem os comandos do motorista para os atuadores que direcionam as rodas.
Redundância: é a duplicação de componentes essenciais de um sistema para garantir seu funcionamento mesmo em caso de falhas. No steer-by-wire, há dois caminhos de sinal e duas fontes de energia.
Eixo traseiro esterçante: permite que as rodas traseiras também se movimentem levemente durante curvas, melhorando a agilidade em baixas velocidades e a estabilidade em altas.