Pouco mais de um ano após seu lançamento, o Renault Kardian alcança a marca de 50 mil unidades produzidas no Brasil, consolidando seu sucesso no segmento B-SUV e reforçando a nova fase da montadora no país.
Produzido na unidade da Curitiba Veículos de Passeio (CVP), o Kardian é o primeiro modelo nacional com a nova identidade visual da Renault e se tornou símbolo da renovação tecnológica da marca. O volume expressivo em pouco mais de 12 meses reflete o bom desempenho do SUV tanto no mercado interno quanto nas exportações.
“É uma grande conquista para nós! Este marco é motivo de orgulho para todos os colaboradores da Renault do Brasil”, afirma Carlos Carrinho, diretor de fabricação da montadora.
Do total produzido desde março de 2024, 67% foi destinado ao mercado brasileiro, com destaque para a versão Evolution com câmbio automático de dupla embreagem (EDC) como a mais vendida. A cor Cinza Cassiopée foi a preferida pelos consumidores. Já os 33% exportados seguiram para nove países, com a Argentina como principal destino, recebendo mais de 8 mil unidades.
O Kardian chegou como um projeto completamente novo, trazendo a plataforma modular RGMP (Renault Group Modular Platform) e apostando em recursos normalmente vistos em segmentos superiores, como:
- Freio de estacionamento eletrônico
- Alavanca de marchas do tipo “e-shifter”
- Sistema Multi-Sense com personalização de condução e ambient lighting com 8 cores
- Seis airbags de série
- 13 sistemas ADAS (Assistência Avançada ao Condutor)
Além disso, o SUV se destacou por ser o único do segmento B com motor 1.0 turbo e câmbio manual de 6 marchas, com a chegada da versão Evolution MT.
Sob o capô, o destaque vai para o motor turbo TCe de 125 cv e 220 Nm de torque, que entrega desempenho eficiente aliado ao câmbio automático EDC de dupla embreagem úmida — solução moderna e comumente usada em veículos de padrão mais elevado.
A produção do Kardian ocorre na fábrica mais moderna do Brasil, onde a Renault aplica conceitos de Indústria 4.0, como inteligência artificial, gêmeo digital, impressão 3D, 350 AGVs (veículos autônomos guiados) e integração total de dados em tempo real, formando um verdadeiro Metaverso Industrial.
A fábrica da Renault no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), também se destaca em sustentabilidade: 100% da energia utilizada vem de fontes limpas e fotovoltaicas, todo resíduo industrial é reutilizado ou reciclado (aterro zero), e 40% da área total é composta por Mata Atlântica preservada.
Com dez prêmios da imprensa especializada, o Kardian é, até o momento, um dos lançamentos de maior sucesso da marca francesa nesta década. Seu desempenho é uma amostra clara de como design, inovação e sustentabilidade podem caminhar juntos no cenário automotivo brasileiro e latino-americano.