Na Bauma 2025, a Scania revela ao mundo seu portfólio de soluções híbridas e totalmente elétricas para os setores de construção e mineração, prometendo transformar radicalmente o futuro da operação pesada com foco em eficiência e zero emissões.
A maior feira mundial de máquinas e equipamentos para construção e mineração se tornou o palco ideal para que a Scania demonstrasse sua força em eletrificação industrial. O estande da marca na Bauma 2025 está recheado de novidades que mostram o comprometimento com um futuro mais limpo e eficiente.
Entre os destaques, está o novo sistema híbrido modular 100% desenvolvido internamente pela Scania. Ele integra motor elétrico (e-machine), inversor, baterias, motor a combustão e até mesmo um sistema de embreagem integrado, o que permite tanto a operação em modo híbrido quanto em modo totalmente elétrico. Esse conjunto também conta com sistemas de arrefecimento, interfaces de carga, conexões mecânicas e cabos VCB, tudo fornecido pela própria Scania – facilitando a integração com diferentes aplicações industriais.
Com níveis reduzidos de ruído em modo elétrico, essas soluções são ideais para operação em áreas urbanas e oferecem um ambiente mais confortável para operadores. O modo híbrido, por sua vez, combina o melhor dos dois mundos: mais autonomia e potência extra quando necessário.
A padronização modular e a oferta de todos os componentes por um único fornecedor tornam o sistema da Scania altamente escalável e personalizável. Isso garante facilidade de integração, manutenção simplificada e serviços adaptados às operações específicas de cada cliente. A proposta atende desde veículos de construção e mineração até soluções fixas industriais.
Segundo Björn Winblad, diretor de Soluções de E-Mobilidade da Scania Power Solutions, “estamos comprometidos em apoiar nossos clientes em sua transformação sustentável”. A empresa se apoia em sua expertise em caminhões, ônibus e aplicações marítimas elétricas, agora estendidas ao setor industrial.
Outro ponto alto da participação na Bauma 2025 é a parceria inédita com a italiana Cometto, especialista em módulos autopropelidos. Juntas, as empresas lançam o primeiro SPMT (Self-Propelled Modular Transporter) 100% elétrico, com torque elevado, design compacto, vida útil estendida da bateria, carregamento rápido e, principalmente, zero emissões.
Projetado para aplicações pesadas como energia eólica, aeroespacial, grandes obras industriais e engenharia pesada, o SPMT elétrico conta com um carregador embutido e promete operações silenciosas e ambientalmente responsáveis.
“Com mais de 50 anos liderando o setor de transporte autopropelido, sabíamos que a Scania seria o parceiro ideal para nossa transição energética”, destaca Adrian Zingan, gerente de produto da Cometto. “A integração perfeita da solução elétrica da Scania ao nosso powerpack foi essencial para garantir desempenho máximo.”
O primeiro cliente da nova plataforma já está definido: a gigante global Mammoet, referência mundial em içamento e transporte pesado, receberá sua unidade logo após o encerramento da feira.
Com essas inovações, a Scania reafirma sua posição de liderança global na transição energética do setor industrial, com soluções que unem tradição, robustez e compromisso com um futuro neutro em carbono.