O BMW Z3 comemora 30 anos de seu lançamento, eternizado por James Bond e celebrado por entusiastas como um verdadeiro ícone do prazer de dirigir. Com quase 300 mil unidades produzidas, o modelo se consolidou como um clássico esportivo da marca bávara.
Lançado em 1995, o BMW Z3 foi o primeiro modelo da marca a ser produzido fora da Alemanha, na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos. Ao longo de sete anos de produção, até 2002, o roadster teve 297.087 unidades fabricadas, se tornando um símbolo de esportividade compacta com a assinatura da BMW.
A estreia nas telonas ao lado do agente 007, no filme “GoldenEye”, alavancou a fama do modelo. O carro, pilotado por Pierce Brosnan, conquistou o público pela sua elegância e presença esportiva. Uma edição limitada, chamada Z3 James Bond Edition, foi criada com apenas 20 unidades — que rapidamente viraram 100 diante da alta demanda. Já em 1996, a produção anual de 15.000 unidades estava completamente vendida.
O design do BMW Z3 seguiu à risca a receita clássica dos roadsters: capô longo, traseira curta, e postura de tração traseira. Criado pelo designer Joji Nagashima, também responsável pelos BMW Série 5 E39 e Série 3 E90, o Z3 unia traços modernos a elementos clássicos, como as aberturas laterais, conhecidas como brânquias. Seu visual atemporal ainda é admirado por colecionadores e fãs ao redor do mundo.
Inicialmente, o Z3 chegou com motores de quatro cilindros de 115 cv e 143 cv. Porém, foi com a chegada do motor seis cilindros em linha de 2,8 litros e 193 cv, em 1997, que o modelo ganhou performance digna de esportivo. A divisão BMW M foi além e criou o Z3 M Roadster, com motor de 321 cv, herdado do lendário M3 E36, entregando ao pequeno roadster uma performance arrebatadora.
O Z3 passou por um facelift em 1999, com traseira mais robusta, novas lanternas e faróis com moldura cromada. Novos motores foram incorporados à linha, incluindo o seis cilindros 3.0 de 231 cv e o topo de linha Z3 M com 325 cv. Já a versão com motor 1.9 litro manteve o apelo de entrada para os fãs da marca.
Um capítulo à parte foi o BMW Z3 Coupé, lançado em 1998, com design arrojado e traseira inspirada no 328 Sportcoupé dos anos 1940. Com pouco mais de 18.000 unidades produzidas, é hoje um modelo cultuado. Exclusivamente equipado com motores de seis cilindros, o Z3 M Coupé chegou a ser carro de segurança da MotoGP em 2000, reforçando sua pegada esportiva.
Entre as raridades está o único exemplar do Z3 M V12, criado como protótipo com motor de 12 cilindros e 326 cv, para testar o compartimento do motor. Outro destaque foram as versões especiais “Individual”, como British Traditional, Dakar e Kyalami, além das populares edições Sport Edition, que traziam rodas de 17″, suspensão rebaixada e diferencial autoblocante.
A produção do Z3 terminou em 28 de junho de 2002 e a última unidade está exposta no museu da fábrica de Spartanburg. Desde então, o modelo foi alçado à categoria de clássico moderno. Em 2025, ao completar 30 anos, o BMW Z3 é reverenciado como um verdadeiro ícone da marca, celebrado por sua dirigibilidade, estilo e espírito livre.
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Motor em linha (seis cilindros) – É um tipo de motor onde todos os cilindros estão alinhados em uma única fileira. Muito usado pela BMW, é conhecido por oferecer suavidade e bom equilíbrio dinâmico, além de excelente entrega de torque em rotações médias.
Diferencial autoblocante – Componente do sistema de transmissão que limita o deslizamento entre as rodas motrizes. Melhora a tração em curvas e em pisos escorregadios, aumentando a estabilidade e a esportividade do veículo.
Facelift – Termo utilizado para definir a atualização de design de um modelo, geralmente no meio de seu ciclo de vida. Envolve mudanças visuais na dianteira e traseira, além de melhorias mecânicas e tecnológicas.